quinta-feira, 30 de março de 2017

Biel

guyliness:
.

Biel é um nome masculino de uso catalão, que se trata do diminutivo catalão de Gabriel, que por sua vez origina-se a partir do nome hebraico גַבְרִיאֵל (Gavri'el), que significa "Deus é meu homem forte". Gabriel era um dos sete arcanjos na tradição hebraica.

Outros idiomas: Jabril, Jibril (em árabe), Gavri'el (Hebraico Bíblico), Gavrail, Gavril (búlgaro), Dzhabrail (chechena), Gabrijel (croata), Gabriel (holandês), Gavriil (grego), Gavriel (hebraico) Gábor, Gabriel, Gabi (húngaro), Gabriele (italiano), Gabriels (letão), Gabrielius (lituano), Gavril (macedônio), Gavriil (russo), Cebrail (turco), Havryil (ucraniano), Gavrel (iídiche).

Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há apenas 80 pessoas chamadas Biel no Brasil, a esmagadora maioria nascida nos anos 2000. Em São Paulo, na lista da Arpen/SP de 2015 apenas 1 Biel foi registrado. Por aqui é um nome imensamente raro, e pode ser uma alternativa para quem vem cogitando o nome Gael.

Na Catalunha, local de origem desse diminutivo, Biel é bem popular. Ele entrou no top 100 em 2003, na 40ª posição, e em 2014, 11 anos depois, já se encontrava na 7ª posição. Na Espanha, ele não é tão popular assim, mas também tem expressividade, já que está dentro do top 100 desde 2006 e em 2014, na última lista divulgada, estava no 70º lugar.

Como nomes espanhóis tem uma aceitação e uma adaptação muito fácil no Brasil, acredito na potencialidade de Biel para ser registrado aqui. Há um cantor brasileiro chamado Biel, que trabalha com o gênero funk melody. A influência desse cantor talvez potencialize o uso do nome entre a parcela da população que gosta desse tipo de música.

Biel também é usado como sobrenome, a exemplo de Emilio Biel, um fotografo alemão radicado em Portugal, e Jessica Biel, uma atriz norte-americana. O nome Biel me lembra a Bielorrússia, mas isso não quer dizer que seja uma referência ruim.

Biel, também conhecida como Bienne, é uma cidade da Suíça, no cantão de Berna e também há um município espanhol em Aragão chamado Biel




,

Um comentário:

  1. Amei saber tantas cousas sobre o nome Gabriel,e o diminutivo Biel porque é assim que chamamos meu filho. Se bem que sobre o significado em hebraico eu sabia.,mas os outros detalhes me deixaram encantada 🙏

    ResponderExcluir