domingo, 28 de maio de 2017

Jerusa



O nome Jerusa é bastante popular em língua portuguesa, especialmente entre brasileiros. Jerusa é o nome de 6.440 pessoas no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que a maioria se encontra em Santa Catarina. Os nascimentos se deram em maior parte nas décadas de 70 e 80. Há também outras grafias: Jeruza 2.657 pessoas; Gerusa 9.918 pessoas; Geruza 6.001 pessoas.

O nome Jerusa é a variante portuguesa de Jerusha, um nome feminino bíblico, originado do hebraico Yerushah e que significa “possessão”. Lembrando que esse significado se refere à “posse” no sentido de alguém que possui algo, possuidora, aquela que toma algo para si, e não “possuída”, no sentido de “possuída pelo demônio”. Geralmente interpretações equivocadas surgem a partir desse significado. No Antigo Testamento, é o nome da esposa do Rei Uzias de Judá, mãe de Jotão. A sua história é narrada no livro 2 Reis 15:32, 33 e 1 Crônicas 3:12.

Algumas fontes também dizem que Jerusa pode se referir à “habitante de Jerusalém”, mas a etimologia não é comprovada nesse caso. Jerusalém origina-se do hebraico “Yerushalayim”, que tem muitas interpretações sobre o significado.

A variante Gerusa, apesar de ser foneticamente igual, possivelmente tem outra origem etimológica. O Behind The Name aponta que esse seria um diminutivo checo e croata de Geralda ou Gertruda, comparado à Geruska. O Dicionário de Nomes Próprios, apesar de não dizer suas fontes, diz que Gerusa vem do grego “gerontos”, que significa “antigo, velho”.

Nos Estados Unidos, Jerusha apareceu no ranking feminino apenas uma vez, no ano de 1882, na 908ª posição. Uma referência é Jerusa Franco, atriz brasileira. 

Na lista da Arpen/SP, do ano de 2015, Jerusa teve apenas 1 registro e outras grafias não são mencionadas. Ou seja, é um nome bastante raro nos dias de hoje, se tomarmos a lista da Arpen/SP 




.

5 comentários:

  1. Uma Jerusa comentando no seu post kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Tenho esse nome,e não gosto

    ResponderExcluir
  3. Gosto do mru nome e to nem aí.

    ResponderExcluir
  4. Gosto do meu nome é bom ser unico.

    ResponderExcluir
  5. A grafia do meu é "Jeruza" e a sonoridade em português não me agrada, porém para os nortes americanos onde vivo, eles acham lindo a pronúncia e sempre que falo o meu nome, eles elogiam me informando que acham lindo o meu nome.

    ResponderExcluir