sábado, 30 de setembro de 2017

Alix

.

Alix é um nome feminino, usado principalmente em francês, sendo uma variante medieval francesa de Alice, este sendo uma elaboração a partir do nome germânico Adelaide. Adelaide a forma francesa do nome germânico Adalheidis, composto pelos elementos Adal (nobres) e heid (tipo, espécie).

Apesar de ter a maior pinta de nome em latim, na verdade, não tem nenhuma ligação com essa língua. Alix também é usado como sobrenome.

Existem variações em outros idiomas:

Adalheidis, Adelais (germânico antigo), Alicia (Catalão),Heidi (Dinamarquês), Adelheid, Aleid, Aleida, Alida, Elke (holandês),Aliisa, Alisa, Alli, Heidi(finlandês), Adelaide, Alice, Alix , Alison (francês), Adelheid, Ada, Aleida, Alida, Elke, Heida, Heidi (Alemão), Adelaida, Aliz, Ada, Alida (Hungarian), Ailis (irlandês), Alise(letão),Aleit (Baixo alemão), Aalis (Francês medieval), Heidi (norueguês), Adelajda, Alicja, Ada (Polish), Alisa(russo), Aileas(escocês), Alica (Eslováquia), Adelaida, Alicia (espanhol), Heidi (sueco ), Alis (Galês)

A popularidade de Alix está concentrada principalmente na Bélgica e na França. Na Bélgica, no último ranking divulgado (2014), Alix era o 77º colocado entre os nomes para meninas, enquanto na França, era o 102º colocado no mesmo ano. Uma curiosidade é que na França Alix também é usado para meninos, e aparece no ranking masculino na 345ª posição.

Já no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Alix é o nome de apenas 144 mulheres encontradas ao longo de todo o período que abrange a pesquisa (basicamente, a partir de 1920 até 2010).

Alice é um nome largamente utilizado entre a nobreza francesa. A própria Czarina Alexandra, esposa do último Czar da Rússia, nasceu como a Princesa Alix de Hesse. Além dessa, podemos citar Alix, duquesa da Bretanha, Alix da França, uma princesa francesa do século 12, ainda a Princesa Maria Alix da Saxônia, outra chamada Princesa Alix de Ligne, além de várias outras.

Alix é uma série de história em quadrinhos criada por Jacques Martin em 1948, cujo enredo se passa na época do Império Romano, em lugares como Roma, Gália, Mesopotâmia, África e Ásia Menor. Geograficamente falando, temos uma cidade chamada Alix no Canadá e outra na França.

Como Alix está muito popular no Brasil, tendo ficado em primeiro lugar na lista do BabyCenter do ano de 2015, desbancando Sofia que estava lá há anos no topo, Alix pode ser uma excelente alternativa. Ele se adapta perfeitamente ao português, uma vez que sua pronúncia e grafia não é difícil de ser decifrada, mesmo pelas pessoas mais simplórias em termos de linguagens. A forma de dizer Alix não difere muito da forma como falamos Alex, um nome masculino largamente utilizado no país.

Referências:

Alix Bauer, cantora mexicana;
Alix Bidstrup, atriz australiana;
Alix Bosco, escritora de ficção criminal neozelandesa.
Alix Bushnell, atriz neozelandesa;
Alix Combelle, clarinetista francesa;
Alix Dobkin, cantora e compositora americana;
Alix Mathon, novelista haitiana;
Alix Olson, poeta americana;
Alix Kates Shulman, romancista americana;
Alix Smith, fotógrafa americana;
Alix Wilton Regan, atriz inglesa.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário