sábado, 23 de setembro de 2017

Anamika

.

Conheci o nome Anamika na leitura – muito prazerosa, recomendo! – de A Maldição do Tigre, da autora Colleen Houck. Ela aparece, na realidade, no último volume da série, e não posso contar todo o enredo para não entregar spoiler para quem ainda não leu e está com intenção de ler.

São poucos os sites confiáveis que dão resultados interessantes sobre Anamika, então, teremos que confiar naquele que dispomos: segundo o site Names.Org, Anamika é um nome feminino, é de origem indiana (sânscrito), e significa "sem um nome", ou “aquela que não tem nome”. Por que alguém usaria um “nome” que significa “sem nome” eu não sei dizer.

Porém, dadas as limitações da linguagem e da escrita, já que a Índia não usa o alfabeto ocidental, a Wikipédia indiana diz que Anamika significa “dedo anular” ou “dedo anelar”, ou seja, o dedo onde se coloca a aliança, ligado à simbologia do uso dos anéis nesse dedo. No mundo ocidental seria o famoso “dedo da aliança”.

A despeito disso, aparentemente, é um nome usado em alguma escala na Índia uma vez que pesquisando no Google achamos séries e filmes com personagens assim chamadas. A escolha de Colleen Houck parece bem adequada uma vez que a personagem do livro realmente não é ela mesma até... não vamos contar a história, certo?

De 1880 a 2015, a Administração de Segurança Social dos EUA registrou 148 bebês nascidos com o nome Anamika nos Estados Unidos. O nome foi dado pela primeira vez a 5 ou mais bebês no ano de 1980, quando foi dado a 7 recém-nascidos. O maior uso registrado do nome "Anamika" foi em 2012 com um total de 17 bebês.

De acordo com os dados da Administração de Segurança Social dos EUA de 2012, o nome "Anamika" não é um nome de menina popular. Em 2015, não há nenhuma ocorrência. No Brasil, tampouco.

Na India, há uma poeta e romancista famosa chamada Anamika, e também uma designer de moda indiana chamada Anamika Khanna. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário