quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Juno

.


Este é, para mim, um nome controverso. Juno na verdade é, originalmente, um nome feminino. Entretanto, por conta da terminação tradicionalmente masculina na língua portuguesa, e talvez pela familiaridade com a palavra “junho” (cujo gênero é masculino) e o nome Junior, só consigo vê-lo como um nome para um menino. Assim, ortodoxamente falando, trata-se de um nome feminino, mas para quem (como eu), tem suas elasticidades e ecletismos quanto se trata de gênero, pode conceituar como nome unissex.

Posso argumentar: Jessica e Elisama eram nomes masculinos na Bíblia. Kelly era um sobrenome. Hoje são amplamente usados aqui e fora do Brasil como nomes femininos. Ariel também é um nome masculino hebraico e tem sido usado amplamente como nome feminino desde a Pequena Sereia (Disney). Deste modo, o fato de Juno ser o nome da deusa romana não impede de usarmos como um nome masculino no Brasil, uma vez que a terminação é bastante masculina.

E mais: Nos Estados Unidos, há uma série de nomes que servem tanto para menino quanto para menina, e parece ter se generalizado uma moda de usar nomes de garoto para garota e vice-versa.

Na Mitologia Romana, Juno era a deusa-mãe, esposa de Júpiter, cujo nome tem significado desconhecido. É análoga à deusa Hera na mitologia grega. Provavelmente a origem relaciona-se ao indo-europeu, que significa “juventude”, ou ainda, pode ser de origem etrusca (os nomes etruscos nunca tem significado conhecido). A deusa Juno era protetora do casamento e das mulheres, e para os romanos, também era a deusa das finanças. Quando assumimos o significado como “a jovem”, podemos apontar que o significado é análogo à Hebe, Owen e Juvenal.

As variantes são Iuno, Iunia, Junia (antiga Roma), Junia (Bíblia), Iounia (grego bíblico), Junono (esperanto), Junon (francês), Junona (polonês). June, um nome feminino razoavelmente popular em língua inglesa é, acredita-se, uma derivação de Juno.

Como referências femininas temos a atriz inglesa Juno Temple e a nadadora medalhista olímpica americana Juno Stover-Irwin. Na arte, temos Juno Eclipse, uma personagem de Star Wars, e Juno MacGuff, uma personagem do filme “Juno” (2007), do diretor Jason Reitman, interpretada pela atriz Ellen Page. Shakespeare também usou o nome Juno para um personagem na sua peça “A Tempestade”.


A personagem Juno interpretada pela atriz
Ellen Page (filme de 2007)


Como referência masculina temos o ator e cantor Junno Andrade, grafado assim, com dois “n”, namorado da apresentadora Xuxa Meneghel, que na verdade sustenta o nome artístico (seu nome verdadeiro é Ari).


O ator e cantor Junno


Trata-se de um nome bem popular entre bebês e crianças na Holanda: No ano de 2014, o nome Juno ficou no 390º lugar na lista de nomes femininos mais usados nesse país.

Analisando os registros no Brasil, percebemos que por aqui, apesar de ter pouquíssimo uso, ele é predominantemente masculino. Das 211 pessoas que assim se chamam, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), 194 são homens. Eles nasceram todos entre os anos 70 e 90, com maior número de registros no final dos anos 90, o que sugere que os pais tenham inspirando-se no cantor Junno, cujo auge da carreira foi nessa época.

Em termos de listas recentes, temos um nascimento de Juno no estado de São Paulo no ano de 2015, segundo a Arpen/SP, mas como essa lista não separa por sexo, não temos como saber se é uma menina ou um menino.  

Assim sendo, podemos fazer uma reflexão em cima do nome Juno: bem, é feminino? É. Tinha uma deusa romana chamada Juno, ou pelo menos assim transliteramos para o português. O nome tem uma vibe mais masculina do que feminina na língua portuguesa? Tem. A maioria dos nomes terminados com “o” são masculinos, e por isso Juno cai bem para um menino brasileiro.

Quem teria mais problemas se chamando Juno, um menino ou uma menina? Acho que uma pessoa leiga em termos de nomes, e que não faz ideia de coisa alguma sobre mitologia grega, lê Juno numa documentação e pensa automaticamente em um homem. Porém, essa é só a opinião de uma blogueira que pode facilmente ser contestada, afinal, os meios de comunicação estão aí e hoje as pessoas estão muito mais bem informadas.

Enfim, cabe aos pais decidirem: Se eu fosse usar Juno, seria para um garoto. De todo modo, o nome Juno tem o benefício de ser bem neutro com relação a sexo, uma opção que muitos pais tem procurado hoje em dia, procurando facilitar a vida do filho(a) no caso de, no futuro, este possuir outra identidade de gênero que não seja exatamente a biológica.




.


Nenhum comentário:

Postar um comentário