terça-feira, 31 de outubro de 2017

Kauai

.

Kauai é um nome havaiano, mas como trata-se de um nome geográfico, pode ser pensado tanto para o masculino quanto para o feminino. O fato de Daniele Suzuki ter dado-o a seu filho, que hoje tem 5 anos, imprimiu uma aura masculina pelo menos entre nós, brasileiros.

Kauai é o nome de uma ilha do Havaí, e significa o equilíbrio entre o físico, o emocional e a respiração. E é exatamente isso que Dani Suzuki acredita que o filho trouxe à sua vida, apesar de sua gravidez não ter sido planejada.

O Kauai (seu nome oficial é Kaua‘i) é a mais velha e a quarta maior ilha das ilhas do Havaí, possuindo uma área de 1.430,4 km². Seu ponto mais alto possui 1.598 metros de altura. É parte do estado norte-americano de Havaí.

É considerada por muitos como o ponto mais chuvoso à face da Terra, pois tem em média 350 dias de chuva por ano e atinge valores de 11.000 mm de pluviosidade anual. A ilha foi utilizada para a gravação dos filmes Jurassic Park e King Kong (1976).


Na lista da Arpen/SP de 2015, há 12 registros de Kauai, provavelmente uma influência do nome do filho da atriz. Já no IBGE (Censo 2010, Nomes no Brasil), há 158 pessoas chamadas assim, a maioria no Rio de Janeiro. Esse é um nome de uso estritamente moderno no Brasil, pois todos nasceram depois dos anos 90, e a maioria já na década de 2000. 




.

3 comentários:

  1. Não acredito que o uso deste nome no Brasil esteja associado ao filho da atriz Daniela Suzuki, até porque dela não é tão popular assim, e parece que está prática não é mais comum no Brasil. Se assim fosse teríamos uma infinidade de Anitas e Ludmillas.

    ResponderExcluir
  2. O problema que Kwaii é fofo em japonês e possui o mesmo modo de se falar. Quando eu penso em Kwaii me vem à cabeça toda fofura, delicadeza e feminilidade. Um menino com esse nome faz com que eu lembre de um anime mto bom chamado otohime e do dorama otomen, que gosto bastante tbm e trazem uma reflexão mto boa um homem pode ser hetero e ter sensibilidade ou gostos culturalmente classificados como femininos, ou mesmo se vestir como tal sendo um gênero fluido.
    Quando penso em um Kauai penso em um menino livre de padrões e preconceitos. Tbm vejo perfeitamente em uma menina devido a semelhança com Kwaii. Na minha opinião seria unissex.

    ResponderExcluir
  3. Kauai, de origem havaiana e Kawaii de origem japonesa tem significados completamente diferentes e grafia também.
    Meu filho Kauai nasceu em 2012, mas há outros ainda mais antigos como o filho do ator Kadu Moliterno, portanto anteriores ao filho da atriz citada, cuja grafia é japonesa.

    ResponderExcluir