quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Nayeli

.


Nayeli é um nome feminino nativo americano, do povo Zapoteca, que significa “Eu te amo”, na linguagem desse povo. Os zapotecas são um povo nativo do sul do México que, a partir do século IV, ocupou a região do México situada entre o istmo de Tehuantepec e Acapulco.

Nos Estados Unidos, Nayeli entrou no ranking dos nomes femininos no ano de 1993, na 983ª posição, foi subindo por todos os anos seguintes, mas no ano de 2015 voltou a cair, ficando na 457ª posição.

No Brasil, Nayeli nunca foi registrado antes dos anos 90, segundo o IBGE. Os 185 registros que há na ferramenta Nomes no Brasil (baseada no Censo 2010), aconteceram de 1990 a 2010. A maioria delas nasceu no Paraná.

Esse nome é conhecido aqui no Brasil, embora nem sempre nessa grafia. Outras grafias como Naieli, Nayely, Nayelle, etc. também possuem registros. Nayeli foi registrado 8 vezes no estado de São Paulo, no ano de 2015, segundo a Arpen/SP.

É um nome muito bonito, embora aqui no Brasil arrisque-se a ser escrito com o abominável –lly, e acabe igualado as inúmeras invenções com a mesma terminação. O significado do nome é adorável e encantador, e tendo ainda um fundo da cultura nativa americana, seria uma escolha interessante para quem tem conexões com essas culturas.


Uma referência é Nayeli Rangel, jogadora de futebol feminino que joga na seleção mexicana de futebol, além de Nayeli Nesme, uma cantora, compositora e maestra mexicana.



.

3 comentários:

  1. Meu nome é Nayelli. Meu pai que colocou o nome, acho que ele nem sonhava da onde e nem o significado do nome. Muito legal o post

    ResponderExcluir
  2. O meu nome é nayelli, minha mãe colocou esse nome por conta de uma novela.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Me chamo Enayele, nascida no Paraná e em 1987. Minha mãe quem escolheu meu nome e jurava não ter significado. Sempre dizia que eu é quem o tinha escolhido; que olhou em meus olhos quando nasci e teve a impressão de "me ouvir" dizer o nome que eu queria.
    É muito comum me chamarem (inclusive meus avós de Nayeli).
    Já gostava muito de meu nome, depois de saber o significado mais ainda. *^.^*

    ResponderExcluir