sábado, 16 de dezembro de 2017

Donatello

.


Donatello é um nome masculino italiano, diminutivo do nome Donato, cujo significado é literal em língua italiana e quer dizer “doado”. O nome possui implícita estrutura teofórica, com significado extensível, em ambiente cristão, à “doado por Deus”, difuso principalmente pelo seu valor religioso, de forma análoga à Adeodato e Donadio, típicos da onomástica antiga. Pelo seu significado, tem afinidade com os nomes Teodoro, Mateus e Natanael.

O escultor renascentista Donato di Niccolò di Betto Bardi, famoso até hoje por suas obras e um dos mais conhecidos artistas daquela época, era mais conhecido como Donatello. Obviamente, todo mundo conhece o Donatello, personagem famosíssimo das Tartarugas Ninja. Eu sinceramente, não ligo nenhum pouco para a Tartaruja.

Como variantes em italiano temos Donatiano, Donatino e Donatuccio, que obviamente são bem difíceis de serem usadas em português, e acho que são raras até em italiano. A forma feminina é Donatella. Em outras línguas temos Donat (catalão), Donatien (francês), Donatus, Donatianus (latim), Donatas (lituano), Donato (português), Donatus (romeno), Donát (húngaro).

Não encontrei nenhum registro de Donatello ou Donatelo (uma variante que seria aportuguesada, a meu ver) nos dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), o que significa que foram registrados menos de 20 pessoas chamadas Donatello no Brasil ao longo de todo o período da pesquisa, que vai até 2010, pegando todas as pessoas vivas (possivelmente, inicia lá por 1920-1930).

Entretanto, é provável que o nome possa voltar a ser usado. Na lista da Arpen/SP de 2015 consta que no ano passado, no estado de São Paulo, nasceu um menino com esse nome.

Referências:

Donatello, cantor italiano;
Donatello Bellomo, escritor italiano;
Donatello Gasparini, jogador de futebol italiano;
Donatello Alunni Pierucci, maestro italiano;

Donatello D'Orazio, jornalista e escritor italiano;




.

4 comentários:

  1. Olá Valéria. O menino nascido em 2014 e meu filho. Hoje com 4 anos ele ama o nome dele. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Que fofo! Eu estava procurando um nome pra um BB que ainda não tenho, pois acabei de tirar o diu para engravidar. Só que não tinha visto este nome e nem pensado nele... Então essa noite eu sonhei que escrevi esse nome no travesseiro... O resto vocês já sabem! Rsrsrs, estou muito feliz com esse nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa. Que história linda. Logo terão dois Donatellos. 🥰

      Excluir
  3. Meu filho se chama Donatello!

    ResponderExcluir