sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Lazuli

.

Lápis-Lazúli é uma rocha metamórfica de cor azul utilizada como gema ou como rocha ornamental desde antes de 7000 a. C. em Mehrgarh, na Índia, situado nos dias de hoje no Paquistão.

A sua cor, azul-escura e opaca, fez com que esta gema fosse altamente apreciada pelos faraós egípcios, como pode ser visto por seu uso proeminente em muitos dos tesouros recuperados dos túmulos faraônicos. É ainda extremamente popular hoje.

Trata-se de uma rocha, e não de um mineral, já que é composto por vários minerais. A primeira parte do nome, lapis, em latim, significa pedra. A segunda parte, Lazúli, é a forma genitiva no latim de lazulum, que veio do árabe (al)- lazward, que veio do persa لاژورد, lāzhward, que veio do sânscrito Raja Warta, significando "anel", "vida do rei".

Lazúli era originalmente um nome, mas logo veio a significar azul por causa de sua associação com a pedra. A palavra em inglês azure, o azul espanhol e português e o azzurro italiano são cognatos.

No antigo Egito, o lápis-Lazúli era a pedra favorita para amuletos e ornamentos; foi usado também pelos assírios e pelos babilônicos nos selos cilíndricos (locais onde se gravavam pinturas contando a história do povo). As escavações egípcias que datam de 3000 a.C. continham milhares de artigos como jóia, muitos feitos de lápis. Os lápis pulverizados foram usados por senhoras egípcias como uma sombra cosmética para o olho.

Como inscrito no capítulo 140 do Livro dos Mortos egípcio, o lápis-Lazúli, na forma de um olho ajustado no ouro, foi considerado um amuleto de grande poder. No último dia do mês, oferecia-se este olho simbólico, porque se acreditava que, nesse dia, um ser supremo colocou tal imagem em sua cabeça.

Os antigos túmulos reais sumérios de Ur, situados perto do rio Eufrates no baixo Iraque, continham mais de 6.000 estatuetas belamente executadas, de lápis-Lazúli, de pássaros, cervos e roedores, bem como pratos, grânulos e selos de cilindro. Estes artefatos vieram indubitavelmente do material minerado em Badakhshan no norte do Afeganistão.

É a pedra oficial da Museologia, assim declarada pelo Conselho Federal de Museologia em 2015. É a pedra oficial do anel de formatura dos psicólogos, assim considerada a partir de 31 de março de 2006, pela Resolução nº 002/2006 do Conselho Federal de Psicologia brasileiro. O lápis-Lazúli é a pedra nacional do Chile.

Como nome próprio, ele não tem registros computados em nenhum país que divulgue listas, e essa realidade é também a do Brasil. No entanto, pode ser um nome muito original e interessante, pelo seu significado e também pela sua singularidade.

O Lápis-Lazúli é uma pedra extraordinária, de um azul profundo, muitas vezes com pontos de Pirita. As pedras de Lápis podem vir marcadas com pontos de Calcita branca.

A maioria dos Lápis-Lazúli encontrados no mundo vêm da União Soviética e do Afeganistão.

Ele é usado há séculos tanto para fins espirituais quanto para finalidades decorativas.

Talvez os exemplos mais conhecidos sejam os artefatos usados pela antiga civilização egípcia.

O Lápis-Lazúli pode ser benéfico para o sistema respiratório, especialmente para a garganta e os pulmões, os órgãos de limpeza e o sistema nervoso.

 É considerada uma boa pedra para purificação do sangue e para reforçar o sistema imunológico.

O maior e mais típico atributo do Lápis-Lazúli é seu relacionamento com a mente e com o estado mental.

É um poderoso amplificador do pensamento e ajuda no alinhamento de todos os elementos do corpo e mente e como o estado mental.

É um poderoso amplificador do pensamento e ajuda no alinhamento de todos os elementos do corpo e da mente. Pode aumentar as habilidades psíquicas e abrir o terceiro olho.

Muitas vezes, o azul é a cor relacionada com a água, paz, espiritualidade e serenidade.

Tudo isso é relacionado ao Lápis-Lazúli, uma pedra que pode guiá-lo na direção da pureza mental e espiritual.

Em todas as pessoas há uma essência composta de energias física, mental e espiritual. Muitas coisas neste mundo nos impedem de despender tempo para harmonizar estas energias.

Se este impedimento dura longo período, nossas vidas podem ficar desequilibradas, o que pode provocar graves efeitos colaterais, como doenças, depressões ou dúvidas acerca da finalidade da existência.

Com Lápis-Lazúli como amigo e guia, nós poderemos estar em contato maior com nossa essência e atuar mais ativamente no controle de nossa existência.

Ele é usado por muitas pessoas para aumentar o conhecimento delas mesmas e de seu meio ambiente.

 O Lápis-Lazúli é uma das melhores pedras para se conseguir a iluminação e para tanto deve ser utilizado com precaução e cuidado e o mais próximo possível da garganta.

Apesar de tradicionalmente usado como anel, ele deve ser colocado acima do diafragma de modo que a energia do usuário seja levada para cima.

O Lápis-Lazúli tem um grande poder natural, mas que só é bom se a pessoa que o usa também for. Em resumo, ele reforça o poder inerente do indivíduo. É um intensificador e uma força niveladora.

O Lápis-Lazúli tinha um grande valor na antiga Babilônia e no Egito. Na Idade Média, Albertus Magnus assegurava que ele curava a melancolia e a “febre quaterna”, aparentemente uma febre intermitente que retornava a cada três dias.

Nomeado Chesbet pelos egípcios, uma quantidade de Lápis-Lazúli muitas vezes aparecia como um item importante na lista de tributos a serem pagos ao Egito pelos países sob sua influência.

Freqüentemente participava da lista de presentes enviados pela Babilônia.

Os Lápis-Lazúli da Babilônia eram das mais antigas minas do mundo, as quais já estavam sendo mineradas no ano 4.000 a.C ( e ainda hoje se trabalha nelas).

Dizia-se que o sumo sacerdote do Egito usava, suspenso no pescoço, uma imagem de Mat, deus da verdade, feita de Lápis-Lazúli.

Ele também era muito valorizado por sua cor azul de extraordinária beleza, que se mantinha mesmo quando a pedra era triturada e misturada com pigmento.

Nessa forma ela foi usada por séculos como maquilagem cara e luxuosa, assim como tinta para artistas renomados.

O Lápis-Lazúli era uma das pedras utilizadas sobre o peitoral dos mais altos sacerdotes de Israel.

Ele tem afinidade com Touro, Aquário e Sagitário.










.

Nenhum comentário:

Postar um comentário