. |
Sandy é um nome unissex, originalmente, um diminutivo de Alexander, e também pode ser encontrado na grafia Sandie. Como nome feminino é um diminutivo de Alexandra ou Sandra. Também é dado em referência à cor. A cor "Sandy Brown" é dada em referência à cor da areia, poderia ser traduzido como "marrom arenoso". Não vejo muita poesia nesse significado.
Quando você coloca no Google Tradutor a palavra Sandy, no inglês, o resultado é "arenoso", da palavra "sand" (areia).
É claro que a fama desse nome no Brasil se deve quase que exclusivamente à Sandy Leah, a filha do cantor sertanejo Xororó (ou seria do Chitãozinho? Sinceramente, nunca sei). Ela é cantora, atriz e compositora, trabalhando na carreira desde a infância, quando começou em 1990 uma dupla com seu irmão Junior Lima, intitulada Sandy & Junior. Após alcançarem a fama e o sucesso comercial como cantores mirins, os irmãos chegaram ao auge da carreira na adolescência. Depois disso, acabaram separando-se e cada um seguiu sua carreira separadamente.
Segundo dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 10.704 pessoas chamadas Sandy no Brasil. O estado onde ele mais é frequente é Roraima. Os registros do nome Sandy eram praticamente inexistentes até os anos 90, quando então passaram a existir moderadamente, atingindo seu auge nos anos 2000.
Nos Estados Unidos, Sandy saiu do Top 1000 no ano de 2005, quando ficou na posição 868. Como nome masculino, ele saiu do ranking muito antes, no ano de 1981. No ano de 2015, segundo a Social Security, foram 105 nascimentos de meninas chamadas Sandy, e apenas 9 meninos. Ainda assim, em termos norte-americanos, Sandy é um nome unissex.
Nas listas brasileiras mais recentes Sandy não tem nenhuma preferência acentuada. Na lista da Arpen/SP por exemplo, o nome teve apenas 20 registros no ano de 2015, o que representa pouco mesmo dentro do cenário paulistano, e nos dá uma ideia do que deve ocorrer em termos de Brasil. E Sandy não é um nome usado hoje em dia. É possível que ele tenha ficado bastante caricato por causa da associação imediata com a cantora.
Embora o nome seja originalmente unissex, no Brasil é praticamente impossível pensá-lo como um nome masculino.
Em termos geográficos, existem localidades chamadas Sandy no Oregon, na Pensilvânia, em Utah, e até uma Ilha Sandy. Suponho que em todos esses lugares deve ter muita areia. Além da cantora brasileira, temos ainda Sandy Dennis, uma atriz norte-americana e Sandy Gennaro, uma baterista norte-americana. Também há uma cantora chamada Sandy no Egito, e uma cantora
e dançarina britânica chamada Sandy Chambers.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário