terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Trix

.


Trix é um nome feminino usado raramente em inglês, parcialmente por ser semelhante em pronúncia à palavra inglesa “tricks” que significa “truques”. É uma forma diminutiva de Beatrix ou Beatriz.

Beatriz vem da palavra latina “viatrix” e quer dizer “viajante”. Não há registros de Trix no site do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), nem na lista da Arpen/SP. Uma dica para quem gostou é usar Beatrix ou Bellatrix e então adotar o apelido Trix, para dar mais credibilidade ao nome.

Em outras linguagens: Beatriu (catalão), Beatrix (holandês), Béatrice (francês), Beatrix (alemão), Beatrix (húngaro), Beatrice, Bice (Italiano), Beatrix, Viatrix (latim), Beatrise (letão), Beatrycze (polonês), Beatriz, Bia (portugueses), Beitris (escocês), Beatriz (espanhol), Beatrice (sueco), Betrys (galês).

Em consequência da semelhança com a palavra “tricks”, os registros nos países de fala inglesa saíram bem prejudicados. A mim, a palavra lembra o número três.


Não encontrei praticamente nenhuma referência do nome, exceto um cereal matinal e as Trix, que são três bruxas irmãs muito poderosas, descendentes diretas das Três Bruxas Ancestrais, estão sempre a atrapalhar as Winx no decorrer das temporadas do desenho animado. 





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário