quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Anabel & Anabelle

.



Anabel é um nome feminino usado em espanhol e português, como uma variante de Annabel (inglês) e Anabelle (francês). Trata-se de variantes do nome Amabel influenciado pelo nome Anna. Amabel, por sua vez, é a forma feminina medieval de Amabilis, um nome em latim tardio, que significa “adorável”. Outra forma interessante que resultou desse nome foi Amábile.

Segundo o Behind The Name, esse nome parece ter surgido na Idade Média, na Escócia. Annabel, nessa grafia, aparece em 621º lugar nos Estados Unidos, no ano de 2015, e também nos rankings mais recentes da Inglaterra (154º lugar) e Holanda (225º). Anabelle também está no ranking norte-americano, mas um pouco mais abaixo, no 736º lugar.

No Brasil, Anabel é o nome de 1.783 pessoas. O nome teve dois picos de registros, o primeiro deles em 1960 e o outro no ano 2000. Annabel também tem 76 representantes e Anabelle 285 (IBGE, Nomes no Brasil, Censo 2010).

Em listas recentes, Anabel se provou raro e interessante. Nas listas da Arpen/SP dos últimos três anos, ele só aparece em 2015 com 2 registros e em 2016 com 6 registros. Outras inúmeras grafias estão presentes. Já Anabelle obteve 29 registros na lista da Arpen/SP de 2014, mas no ano seguinte caiu para 18 e em 2016 caiu ainda mais, constando apenas 5 registros. Um pouco da resistência com Anabel e Anabelle se deve ao filme de terror com a boneca homônima.

Outras grafias registradas na lista da Arpen/SP de 2016 são Anabela, Anabele, Anabella, Anabelli e Anabelly. Acho que tanto Anabel quanto Anabelle são excelentes alternativas ao popular Isabelle, que estourou os limites de uso já a bastante tempo.

Referências:

Anabel Medina Garrigues, tenista espanhola;
Annabelle Lanyon, atriz Inglesa;
Annabel Luxford, triatleta australiana;
Anabel Torres, escritora, poeta e tradutora colombiana;
Annabel Morwenna Vernon, nome real de  Annie Vernon, remadora britânica;
Annabelle Wallis, atriz britânica;








.

Um comentário: