domingo, 28 de janeiro de 2018

Antoniel

.

Antoniel é uma adaptação do nome Antônio acrescido do sufixo –el. Antônio é a forma portuguesa-brasileira de Antonius (a forma portuguesa de Portugal é António). O nome de família romana Antonius é de origem etrusca desconhecida, como a maioria dos nomes etruscos. 

O mais notável membro da família romana em questão era o general Marcus Antonius (Marco Antônio), que por um período do século I a.C governou o Império Romano em conjunto com Augusto. Quando a relação entre eles azedou, ele e sua amada Cleópatra foram atacados e forçados a cometer suicídio, como conta a tragédia de Shakespeare "Antonius e Cleópatra".

Aparentemente, o nome se tornou popular em todo o mundo cristão devido à fama de Santo Antônio, um eremita egípcio que viveu no século III e fundou o monasticismo cristão. Sua popularidade foi reforçada por Santo Antônio de Pádua (século XIII), padroeiro de Portugal. Em Inglês tem sido comumente (mas incorretamente) associado com o grego ανθος (anthos), ou seja, "flor", que resultou na adição do h no século XVII.

Algumas fontes dão Antoniel como uma variante de Otoniel. Otniel (ou Otoniel nas línguas latinas, nascido em cerca de 1438 a.C., segundo o Chronicon (Jerônimo)) significa "Leão de Deus" ou “Força de Deus”, em hebraico. No Antigo Testamento, ele é sobrinho de Caleb, que se torna o primeiro dos juízes dominantes dos israelitas, nomeado após a morte de Josué.

Assim como existe uma infindável quantidade de variáveis de Antônio, embora pareça inventado, Antoniel tem sua validade como variante deste. Na lista da Arpen/SP de 2015, há 2 meninos chamados Antoniel.

No Brasil, há 10.621 pessoas chamadas Antoniel, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O estado de destaque é o Maranhão, e as décadas da maioria dos nascimentos é 1980 e 1990. Além dos mais de 10 mil homens chamados Antoniel, também temos registradas nos dados 52 mulheres com esse nome.


Não encontrei nenhuma referência famosa de alguém chamado Antoniel. Encontrei um jogador de futebol jamaicano chamado Antoniel Mullings, e alguns outros homens chamados assim no Google e no Facebook. 





.

Um comentário: