sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Eugênio

.


Eugênio é um nome masculino usado em português, e sem acentuação, Eugenio, em espanhol e italiano. Ele deriva do nome latino Eugenius, que por sua vez veio do grego Ευγενιος (Eugenios), que deriva da palavra grega ευγενης (eugenes) que significa "bem nascido". É composto dos elementos ευ (eu) "bom" e γενης (genes) "nascido". Este foi o nome de vários santos e quatro papas.

O nome Eugênio não foi particularmente comum na Europa Ocidental, durante a Idade Média, evidentemente na forma inglesa Eugene. Tornou-se popular mais tarde pela fama do príncipe Eugene de Savoy (1663-1736), além do notável dramaturgo americano Eugene O’Neill (1888-1953).

Em outros idiomas temos as variantes: Eugenios, Eugenius (grego antigo), Owain, Yvain, Ywain (romance arturiano), Evgeni (búlgaro), Eugen (croata), Eugen, Evžen (tcheco), Eugene, Owen, Gene Eugen (português), Eugen (romeno), Evgeni (romeno), Eugenio (alemão), Eugen (alemão), Eugen (alemão), Eugeni (alemão), Eugene (lituano) Evgeniy, Evgeny, Yevgeni, Yevgeniy, Yevgeny, Genya, Zhenya (russo), Eugen (Eslovaco), Yevgen, Yevhen, Yevheniy (ucraniano), Owain, Owen (galês), Owain (mitologia galesa);

Infelizmente, eugenia é um termo criado em 1883 por Francis Galton, justamente por significar “bem nascido”, que basicamente pretendia determinar características sociais das pessoas com base em suas características físicas. Esse tipo de pensamento ocasionou diversos problemas de discriminação, por exemplo, a eugenia nazista, que defendia a pureza racial e acabou culminando no holocausto. Possivelmente, isso fez o nome perder a força entre pessoas hodiernas.

Nos Estados Unidos, o nome Eugenio já constou no ranking, porém, poucas vezes, esporadicamente e em posições muito desfavoráveis. A forma Eugene é mais popular em países de língua inglesa. Já na Italia, no último ranking divulgado em 2014, Eugenio era o 199º nome masculino mais usado para crianças. Observando todos os rankings italianos, percebe-se que o nome Eugenio vem caindo em termos de popularidade ano após ano, pois em 1999 ele era o 107º colocado, perdendo portanto, quase uma centena de posições.

No Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Eugênio é o nome de 28.387 pessoas, o que faz dele o 364º nome masculino mais usado no período da pesquisa, ou seja, mais ou menos o último século. O estado de maior destaque é o Paraná, e a década de mais significativo uso do nome Eugênio foi 1960.

Na lista da Arpen/SP, somando registros com e sem acentuação, chegamos ao número ínfimo de 3 registros no ano de 2015 em todo o estado de São Paulo. Sem dúvida, é um nome muito raro em bebês e crianças.

Referências:

Eugenio Barba, diretor de teatro italiano;
Eugenio Beltrami, matemático italiano;
Eugenio Bennato, cantor e compositor italiano;
Eugenio Colorni, filósofo, político e anti-fascista italiano;
Eugenio Corini, treinador de futebol e jogador de futebol italiano;
Eugenio Coselschi, político e militar italiano;
Eugenio dinamarquês, jornalista italiano;
Eugenio Finardi, músico e cantor italiano;
Eugenio Montale, poeta, jornalista e crítico de música italiana;
Eugenio Pacelli, nome verdadeiro do Papa Pio XII;
Eugenio Scalfari, jornalista, escritor e político italiano;
Eugenio Villoresi, engenheiro italiano;
Eugênio de Araújo Sales, cardeal e arcebispo católico brasileiro.

Os papas com esse nome são:

Papa Eugênio I ~ (654-657) — Santo Eugênio I, 75o. papa
Papa Eugênio II ~ (824-827) — 100o. papa
Papa Eugênio III ~ (1145-1153) — Beato Eugênio III, Ordem de Cister, 169o. papa

Papa Eugênio IV ~ (1431-1447) — agostiniano, 213o. papa




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário