terça-feira, 13 de março de 2018

Christophano & Cristófano

.

Apesar do Behind The Name dizer que Cristófano – ou as variantes gráficas Christophanos ou Christophano – ser um forma medieval toscana de Christophoros, isso não procede. O primeiro termo é igual, mas o segundo termo se refere à um significado diferente, por isso não se trata do mesmo nome.

Cristófania é um termo técnico da teologia cristã utilizado para designar as aparições de Cristo pré-encarnado ocorridas no Antigo Testamento. Assim, Cristófano pode ser considerado um nome religioso. As várias manifestações de Cristo podem ser conferidas nos seguintes versículos bíblicos:

Génesis 14:18-20
Salmos 110:4
Hebreos 7
Génesis 16:7
Oseas 12:4
Josué 5:13-15
Daniel 3:25
Génesis 32:30

Essas aparições teriam se dado através do Anjo do Senhor, que fez contato com personagens bíblicos, o Anjo da Revelação, que instruiu a Torá para Moisés no monte Sinai, o Anjo da Providência que guiava o povo de Israel pelo deserto através de uma constante nuvem, o sacerdote Melquisedeque que recebeu o dízimo de Abraão; um dos três mensageiros celestiais que visitaram Abraão para anunciar o nascimento de Isaque e Jacó e a destruição de Sodoma; o quarto homem visto por Nabucodonosor na fornalha ardente quando condenou Sadraque, Mesaque e Abede-Nego; entre outros.

A etimologia ver do grego Christophanos, originado dos elementos Χριστός (Christos), que refere-se à Jesus Cristo, e o “phany” ou “phanes”, do verbo verbo phaneroō, para ser revelado ou para manifestar. Assim, Cristófano e suas variações de escrita significam “manifestação de Cristo”. O nome pode ser comparado diretamente com Teofânia ou mesmo o termo religioso teofania (theo-phaneiamanifestação de Deus).

Na atualidade, não encontramos referências ao nome Cristófano ou outra forma de escrita, nem no Brasil (IBGE, Censo 2010), ou na Itália (Nomix). Pelas referências a seguir listadas, percebe-se que foi um nome usado na Itália no período do Renascimento.

Referências:

Cristofano Allori), pintor de retratos italiano;
Cristofano Berardi, um desenhista italiano;
Cristofano Bertelli, um desenhista italiano;
Cristofano dell'Altissimo, pintor italiano em Florença;
Cristofano Gherardi, pintor italiano do período tardio-renascentista ou maneirista, ativo principalmente em Florença e Toscana;
Cristofano Malvezzi, organista e compositor italiano do final da Renascença;
Cristofano Robetta, artista italiano, ourives e gravador;
Giovanni Cristofano Amaduzzi, ilustre filólogo italiano.






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário