sexta-feira, 30 de março de 2018

Dalia

.


Dalia é um nome que tem várias possibilidades de origem e significado. Podendo ser:


1)    Um nome feminino usado em espanhol e na América hispânica sendo uma versão de Dahlia, sendo a Dahlia a flor nacional do México. A flor foi nomeada em homenagem ao botânico sueco Anders Dahl.

2)    Significa "destino, sorte" em lituano. Este era o nome da deusa lituana da tecelagem, destino e parto, muitas vezes associada com a deidade Laima.

3)    Também é um nome hebraico feminino que significa “ramo”.


Assim, estamos diante de um nome que pode ser o nome de uma flor em espanhol e na botânica em geral, pode ser um nome da mitologia lituana e também um nome hebraico. Todos os significados são bonitos e não depreciam o nome.

A popularidade de Dalia nos Estados Unidos encontrou um movimento interessante. Ele entrou no ranking de nomes femininos mais usados no ano de 1994, já na 485ª posição. Nos anos seguintes ele continuou constando, mas sua posição foi caindo ano após ano, até que em 2014, Dalia fez sua última participação no ranking norte-americano no 947º lugar. Apesar de não constar no ranking, a lista da Social Security contem 255 registros de Dalia em 2015. Já na Bosnia e Herzegovina, Dalia está no 40º lugar no ranking divulgado do ano de 2015.

No Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 2.714 pessoas chamadas Dalia. O estado de maior frequência é o Mato Grosso do Sul, e os registros aconteceram em dois momentos, nos anos 50 e mais tarde, nos anos 90.

Já na lista da Arpen/SP do ano de 2015, consta dois registros de Dalia, um com acento e outro sem. Portanto, um nome muito raro para bebês no Brasil de hoje.

Referências:

Dalia Penn, atriz israelense, falecida em 2011.
Daliah Levi, atriz israelense.
Dalia Fernández, modelo dominicana;
Dalia Gaberscik, empresária italiana;
Dalia Grybauskaitė, política lituana;
Dalia Henry, jogadora de basquete cubana;
Dalia Itzik, política israelita;
Dalia Kurtinaitienė, jogadora de basquete lituana;
Dalia Sofer, escritora iraniana;

Dalia Mahmoud Quotb El Behery, uma atriz egípcia. Ela ganhou o título de Miss Egito em 1990, também ganhou 27º lugar Miss Universo no concurso em Los Angeles no mesmo ano.





.

2 comentários: