quarta-feira, 28 de março de 2018

Darinka

.


Darinka é um nome feminino usado em esloveno e croata, predominantemente. Trata-se de um diminutivo de Darija – forma eslovena, sérvia e croata do nome Daria, que por sua vez, é a forma feminina de Darius, a forma romana de Δαρειος (Dareios), que era a forma grega do nome persa Dārayavahush, que foi composto dos elementos dâraya "possuir" e vahu "bom", podendo ser interpretado como “possuidor de bondade” ou “possuir o bem” -  ou um derivado de uma palavra eslava cujo significado é "dom".

As formas masculinas são Darijo e Dario (croata), enquanto em outras línguas temos Daria (bielorusso), Darina (búlgaro), Darina, Darja (tcheco), Daria (inglês), Tarja (finlandês), Daria (italiano), Dareia, Daria (romeno), Darya (russo), Darija (sérvio), Darina (eslovaco), Dariya, Daryna, Odarka (ucraniano).

Encontramos poucas referências do nome Darinka, justamente pela dificuldade de pesquisar em línguas eslavas. Mas uma delas, que chamou atenção, é Darinka Kvekić, a primeira princesa-consorte do Principado de Montenegro, como esposa de Danilo I. O Principado de Montenegro foi um antigo principado no sudeste da Europa que existiu de 13 de março de 1852 a 28 de agosto de 1910, mais tarde anexado à Sérvia.

Esse nome é citado no título do livro Guerreiros de Darinka, que nessa ficção, é um nome de lugar, ou seja, uma denominação geográfica. O livro é de autoria de Renata Castanhede.


Darinka é o nome de 24 pessoas no Brasil, segundo o Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010). Dado o diminuto número de registros, não há informações sobre década ou local de nascimento. 






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário