quarta-feira, 25 de abril de 2018

Alessa

.


Alessa é um diminutivo italiano de Alessandra, segundo o Behind The Name. Ele significa “defensora da humanidade”, sendo um dos femininos possíveis do nome grego Alexandros, a partir dos elementos gregos αλεξω (alexo) "defender, ajudar" e ανηρ (aner) "Homem" (com genitivo “andros”). Esse nome é bastante conhecido em todo o mundo, e tem muitas versões.

Por outro lado, a Wikipédia italiana diz que Alessa é uma variação de Alessia, essa uma forma feminina de Alexis, nome grego que significa “defensor”.

Nas muitas línguas em que o nome se espalhou, surgiram vários derivados. Esses são geralmente alterações gráficas, mas também diminutivos. Alguns desses derivados foram generalizados, e com o tempo ganharam total independência do nome de origem: como Sandra, no caso italiano; Alex e Sandy no caso britânico, Saša em russo;

Nos Estados Unidos, o nome Alessa não entra no ranking, mas segundo a Social Security, foi dado à 130 meninas no ano de 2015.

Alessa é o nome de 2.339 pessoas no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que a maior taxa de frequência é no Acre, e esse nome tem uso moderno: ele começou a ser usado por volta dos anos 70 e tem seu ápice nos anos 2000. Já na lista da Arpen/SP do ano de 2015, Alessa tem 14 registros.

Alessa é um nome fácil de se gostar, além de ser uma boa alternativa para – bonito porém comum – Alice e outros nem tão comuns assim como Alícia e Alissa.

Referências:

Alessa é uma cantora gospel brasileira;
Alessa Berkenkamp, política alemã;
Alessa Ries, nadadora profissional alemã;
Alessa Gillespie, um personagem fictício em Silent Hill;
Mohamed Mahmood Alessa, um radical muçulmano capturado na Operação Arabian Knight;





.

5 comentários:

  1. Acho lindo, mas ainda prefiro Alessia ou Alissa.

    ResponderExcluir
  2. Alessa Gillespie, gostei da referencia ser citada aqui, AMO SILENT HILL!

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre gostei do filme... E achei muito bonito o nome... Quando engravidei... Procurei o significado e achei lindo... Minha BB nasceu em 2016 e coloquei esse nome Alessa... Minha família detestou... Mais foi eu q coloquei no mundo.. então eu q escolho kkk... Mais acho lindo... Poderia ser mais usado..

    ResponderExcluir