sábado, 21 de abril de 2018

Araceli

.


Araceli é um nome próprio feminino espanhol. É composto dos termos em latim “ara” (altar) e “coeli” (céu), e portanto, significa “altar do céu”. O primeiro elemento é detectado também, em algumas fontes, no nome Arabella, enquanto o segundo é elemento constitutivo de Célia.

Araceli é usado como nome próprio a partir de um epiteto da Virgem Maria, sendo nesse sentido análogo à vários outros nomes de inspiração mariana como Consuelo, Dolores, Nuria, Candelária, Pilar, Rocío, Milagros, etc.

O dia de comemoração do nome em termos santoral é o primeiro domingo de maio, em honra do dia de Santa Maria de Araceli, padroeira da cidade de Lucena.

No Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Araceli é o nome de 2.286 pessoas, com destaque para o estado de Santa Catarina. A esmagadora maioria das meninas chamadas Araceli nasceram nos anos 80. Na lista da Arpen/SP de 2015, foram registradas duas meninas chamadas Araceli.

Nos Estados Unidos, esse nome entrou no ranking feminino de nomes mais registrados em 1968 e permaneceu até 2013, quando encerrou sua participação no 958º lugar. O melhor desempenho de Araceli no território americano foi em 2002.

Dos nomes que são títulos da Virgem Maria, Araceli é um dos mais femininos, aceitáveis e que por ser leve não carrega todo o peso de ser demasiadamente religioso como Aparecida ou Conceição.

Referências:

Araceli Segarra , alpinista, atriz e fisioterapeuta espanhola;
Araceli Valdez, nome verdadeiro de Ara Celi, atriz norte-americana;
Araceli Ardón, escritora mexicana;
Araceli Castro Mendoza, atleta mexicana;
Araceli Gilbert, foi uma artista equatoriana;
Araceli González Campa, apresentadora e locutora de rádio;
Araceli González Vázquez, escritora espanhola;
Araceli González, actriz , modelo e apresentadora de televisão;
Araceli Mangas Martín, jurista especializada em direito internacional;
Araceli Morales López, ministra colombiana
Araceli Navarro Laso, deportista española que compite en esgrima
Araceli Segarra, alpinista, montanhista e modelo espanhola;
Virginia Araceli García Acosta, antropóloga e historiadora;
Yolanda Araceli de León Rojas, atriz;






.

4 comentários:

  1. É lindo sim, mas aqui no Brasil, infelizmente, é associado à menininha Araceli que foi brutalmente morta na década de 1970. Mesmo sendo um caso antigo, é lembrado, e até hoje os culpados nunca pagaram poe essa barbárie.

    ResponderExcluir