sábado, 14 de abril de 2018

Cláudio

.

Cláudio é a forma espanhola, italiana e portuguesa. Ele vem de um nome de família romana que possivelmente foi derivado da palavra em latim Claudus, que significa “manco, coxo, aleijado”. Este foi o nome de uma família patrícia de destaque na política romana. O antepassado da família foi um líder sabino do século 6 chamado Attius Clausus, que adotou o nome Ápio Cláudio após se tornar um cidadão romano.

A família produziu vários dos imperadores romanos do primeiro século, incluindo o imperador conhecido simplesmente por Cláudio. Ele foi envenenado por sua esposa Agrippina, a fim de trazer seu filho Nero (enteado de Cláudio) para a linha de sucessão. O nome mais tarde foi suportado por vários santos e santas, incluindo um bispo bizantino do século 7.

A sonoridade e a história do nome são ótimos, afinal, não é todo nome que já foi sustentado por vários imperadores romanos. Entretanto, o significado é, deveras, terrível. Isso não impediu, porém, que milhares e milhares de brasileiros se chamassem assim, por desconhecimento do significado ou por não se importarem mesmo.

Em outras linguagens temos Claudius (Roma antiga), Klaudio (croata), Claude, Claud (inglês), Claude (francês), Klaudijs (letão), Klaudiusz (polonês), Claudiu (romeno), Cloyo (asturiano), Klaudio, Kauldi (basco), Glaoda (bretão), Klavdij (búlgaro), Clodio (galiciano);

Internacionalmente, Claudio (sem acento) está no último ranking divulgado do Chile (91º), Itália (87º), Portugal (95º), e também já esteve nos rankings anteriores dos Estados Unidos e da Itália.

No Brasil, Cláudio é um nome extremamente popular em gerações anteriores. Há 350.428 pessoas chamadas assim no Brasil, sendo que isso faz dele o 42º nome masculino mais usado no país, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O estado de maior frequência é o Rio de Janeiro, mas o nome está espalhado em todos os estados do Brasil. É um pouco mais raro no Piauí. A década de maior número de nascimentos é 1970.

Referências:

Cláudio Ptolomeu, astrólogo, astrônomo e geógrafo grego clássico;
Claudio Abbado, maestro e senador italiano;
Claudio Achillini, jurista e escritor italiano;
Claudio Amendola, ator italiano e apresentador de televisão;
Claudio Arrau, pianista chileno;
Claudio Bisio, ator, comediante, ator de voz e apresentadora de TV italiano;
Claudio Magris, escritor, estudioso alemão e político italiano;
Claudio Marchisio, jogador de futebol italiano;
Claudio Merulo, organista e compositor italiano;
Claudio Monteverdi, compositor italiano;
Claudio Ranieri, jogador de futebol italiano e treinador de futebol;
Claudio Villa, cantor italiano e ator.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário