quinta-feira, 10 de maio de 2018

Aruana & Aruanã


.



Aruanã, também escrito Aruana ou Aruaná, significa sentinela”, segundo o Dicionário de Nomes Próprios:


Aruana é um nome indígena. É uma variação de Aruaná e de Aruanã, nome de uma tribo de índios. Ainda que não seja possível comprovar, há indicações de que o nome tenha o significado de "sentinela".

Além de ser uma espécie de peixe, Aruaná é o nome dado àqueles que pertencem a essa tribo que teve origem nas margens do rio Juruá.

Segundo a lenda, a tribo surgiu a partir da prece de um peixe que não conseguiu nadar até ao fundo do rio. Por esse motivo, solitário, intercedeu à entidade mitológica que tem o nome de Tupã para que o tornasse humano.

Tupã, considerando o peixe muito valente pelo fato de colocar sua cabeça para fora da água para interpelar a ele, atendeu o seu pedido.

Há fontes que indicam que o nome tem origem na língua indonésia. Teria como étimos as palavras Arwana ou nirwana, cujo sentido que carregam são de "peixes do paraíso".

Os nomes indígenas refletem a identidade cultural brasileira. Justamente por isso, esses nomes sempre foram valorizados e nunca sofreram qualquer preconceito, ao contrário do que aconteceu com nomes africanos, por exemplo”.

O site Dicionário de Nomes Próprios coloca Aruana como nome feminino, mas por interpretação, acredito que Aruanã seja um nome masculino. Aí depende da acentuação.
Na lista da Arpen/SP de 2015 temos dois registros do nome Aruanã, supondo ser masculino. Tem também 2 registros de Aruan, que pode (ou não) ser uma variante deste.

Na ferramenta Nomes no Brasil, do IBGE (baseada no senso 2010), temos 304 pessoas com o nome Aruana, sendo que são 63 homens (supondo que seja Aruanã) e o restante de mulheres. O IBGE não acentuou nomes, então torna impossível saber quantos são Aruanã e quantos são Aruana. O estado de maior frequência é o Paraná, e a década da maioria dos registros é 1980.

Aruanãs, segundo a Wikipédia, são peixes de água doce da família Osteoglossidae, muitas vezes conhecidos como língua-de-osso. Nesta família de peixes, a cabeça é ossuda e o corpo largo é coberto por escamas enormes, formando um padrão de mosaico. As espinhas dorsal e anal possuem leves raios e são longos, enquanto as peitorais e ventrais são pequenas. O nome língua-de-osso é derivado de um osso dental na parede da boca, a "língua", equipada com dentes que mordem contra os outros no céu da boca. Os peixes podem obter oxigênio pelo ar sugando até o saco de gás, que é alinhado com capilaridades como tecido. O pirarucu é obrigado a respirar ar.

Esse peixe é objeto de um mito indígena muito interessante, que encontrei no Blog “Povos Indígenas do Brasil” (outra versão pode ser lida aqui):


Aruanã era um peixe que vivia nas profundezas do rio Araguaia. De vez em quando subia às margens do grande rio, e contemplava a vida humana. Seu ser aquático enchia-se de tristeza, pois pensava que a verdadeira felicidade estava no cheiro do ar, na beleza da terra. Sentia-se perdido e infeliz em viver nas águas e ser um peixe. Sonhava um dia tornar-se homem e correr pela terra seca.

Na festa do Boto, o senhor das águas, realizada nas profundezas do Araguaia, todos os seres aquáticos participavam felizes. Lá estavam a bela Iara e a sua irmã Jururá-Açú, deusa das chuvas, e todos os peixes e habitantes do grande rio, numa alegria radiante. Só Aruanã mostrava-se infeliz, a sentir-se estranho àquele mundo, a lamentar ter nascido no rio e jamais poder respirar o ar.

Ao sair da festa do Boto, Aruanã nadou, nadou, subindo sempre na direção da superfície das águas. Num ímpeto de coragem e determinação em sentir o aquecimento esplêndido da força do Sol sobre a Terra, ele pôs a cabeça de fora das águas. Quase a sufocar com o ar, falou com todas as suas forças de peixe sonhador em busca da felicidade:

-Grande Tupã, senhor da vida e da natureza, na água nasci, mas nela não quero morrer. Se peixe é o meu corpo, meu coração é humano. Tira-me das águas que me faz infeliz e sem sentido, dá-me o ar como forma de pulsar e a condição de homem como realizador da vida.

As palavras de Aruanã saíram tão veementes, que Tupã percebeu o verdadeiro destino do valente peixe e a essência da sua alma. Compadecido, o senhor das matas desceu às profundezas do rio Araguaia, arrebatando de lá o infeliz peixe. Voou com Aruanã, que não podendo respirar, debatia-se no ar. Por fim, Tupã deixou-o no campo, sob os raios intensos do Sol e das brisas suaves dos ventos.

Aruanã debatia-se sobre a relva, pensando que iria sufocar. Não amaldiçoou Tupã, pelo contrário, mesmo sem conseguir respirar o ar da Terra, agradeceu por aquele momento final, iria morrer longe das águas, como sempre sonhara. Fez um louvor ao deus e cerrou os olhos, à espera da morte e da felicidade alcançada.

Comovido, Tupã iniciou a metamorfose do peixe. Em vez da morte, Aruanã viu as escamas transformadas em pele, revestida de pelos suaves que a brisa contornava em desenhos; braços e pernas musculosas davam-lhe o aspecto viril. O ar finalmente chegou-lhe aos pulmões. Sentiu o cheiro da Terra. Olhou emocionado para o seu corpo e sorriu feliz, já não era um peixe, e sim um homem, forte e belo.

-Provaste que tens um coração grandioso e valente. – Disse-lhe Tupã. – Serás um grande guerreiro entre os homens; pai da mais sábia das tribos. Aruanã peixe foste, Aruanãs hás de te chamar como homem. Vá, cumpra o teu destino de homem guerreiro!

Para saldar o belo e jovem Aruanãs, as Parajás, entidades da justiça das matas, vieram e prestaram honras ao guerreiro. Deram a ele uma tribo e as mais belas mulheres. Unindo-se às mulheres, o jovem guerreiro gerou filhos e filhas, dando origem aos valentes Carajás, que formaram uma tribo de índios valentes a viver às margens do rio Araguaia. Todos os anos, por ocasião da Lua cheia, os Carajás realizam o Ritual do Aruanã, prestando, através da dança e do canto, a homenagem justa ao pai da nação Karajá.”






.

5 comentários:

  1. Aruanã é o deus da alegria e das festas, é também o deus criador e protetor dos índios Karajás.
    Houve um tempo em que Aruanã era apenas um peixe, bem como diz o mito, mas após ser transformado em homem por Tupã, criou os índios Karajás e passou a ser reverenciado como um deus.
    Aruana é um belo nome feminino, caso tivesse uma filha, esse seria seu nome.
    Depois que a Globo criou a série "Aruanãs" o significado de Aruanã mudou para "sentinelas da mata" mas isso é mentira. O nome Aruanã tem alguma coisa haver com peixe, não me recordo agora mas não é "sentinela".

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a história.
    Porém se distancia da informação inicial que significa "Sentinela".
    Por que Aruana significa sentinela? Essa informação me interessa.
    Se puder me responder!

    ResponderExcluir
  3. Eu sonhei com esse nome, quando acordei vim aqui pesquisar, e para minha surpresa me deparei com essa linda história.

    ResponderExcluir
  4. Ola sou o Aruanã .sou descendente dos karajá .que bela é nossa historia e cultura

    ResponderExcluir