quinta-feira, 3 de maio de 2018

Otelo

.


Othello, transliterado para o português como Otelo , é um nome masculino originário da Literatura. Possivelmente trata-se de um diminutivo italiano de Otho, um cognome romano de significado desconhecido. Este foi o nome de um imperador romano do século I, que permaneceu pouco tempo no trono. Shakespeare usou esse nome em sua tragédia Othello (1603), onde pertence a um mouro que é manipulado para matar sua esposa Desdêmona.

Algumas fontes dizem que Othello significa “próspero”, mas não há como comprovar isso com a consulta em nossas fontes mais frequentes. Mesmo a Wikipédia italiana não dá informações onomásticas sobre Othello ou Otelo . É uma pena que belos nomes sejam destruídos por histórias trágicas que as pessoas compõem. É preciso saber separar os nomes dos seus personagens. Uma das poucas referências internacionais que encontrei é Othello, um rapper italiano.

Pode parecer complicado nomear a partir de um personagem que matou a sua esposa, pois é difícil uma pessoa ter ouvido falar de qualquer outro Otelo  que não tenha sido o da peça de Shakespeare. Sendo o personagem antipático a um nível enorme, e praticamente sendo seu único homônimo famoso, é difícil pensar esse nome numa pessoa real. É um nome que também tem uma característica um pouco pomposa.

No Brasil, há 143 pessoas chamadas Otelo , segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), um número pequeno em comparação à outros nomes populares, mas significativo se considerarmos a sua associação. A maior taxa de uso é no Rio Grande do Sul, e a maioria dos nascimentos se deu nos anos 50.

Nas listas recentes não temos nenhum registro de Otelo  ou Othello, indicativo de que esse nome não está sendo usado no momento para bebês e crianças.

Referências:

Otelo  Rodrigues Rosa (1889-1956) — jornalista, escritor, poeta, historiador e promotor brasileiro;
Grande Otelo  (1915-1993) — pseudónimo de Sebastião Bernardes de Souza Prata, cantor e compositor brasileiro;
Otelo  Caçador (m. 2006) — jornalista e cartunista brasileiro;
Otelo  Saraiva de Carvalho (n. 1936) — militar português ;

Otello Zeloni (1921-1973) — ator ítalo-brasileiro;





.

Um comentário: