segunda-feira, 14 de maio de 2018

Winter

.

Winter é um nome literal em inglês, considerado feminino. Vem de uma antiga palavra inglesa, que caracteriza a temporada do “inverno”. Winter portanto, significa “inverno”.
Nos Estados Unidos, no ranking feminino do ano de 2015, Winter classificou-se no 548º lugar. Esse é um nome de uso moderno, sendo que passou a constar no ranking norte-americano só a partir do ano de 2012. Antes disso, teve uma participação relâmpago em 1978 e 1979.

Muito embora, em terra de ingleses esse nome seja feminino, só penso nele em língua portuguesa como masculino, na carona de muitos nomes masculinos começados com W que tanto encheram os corações dos pais e mães dos anos 80. Em língua inglesa e especialmente nos Estados Unidos, Winter é usado concomitantemente à outras estacoes como Summer, Autumm e Spring.

Porém, é um daqueles nomes americanos terminados em –er, junto com Amber, Summer e Piper que soam femininos. Digamos que sua estação favorita do ano seja o inverno, e obviamente, não conseguiria usar “inverno” em português, então Winter seria uma boa. Por algum motivo, acho que a mãe do YouTuber Windersson poderia ter sido clemente e colocado Wintersson, agora era só ele tirar – son e ter um nome “de gente”.

Não acho que Winter soe bem num bebê ou numa menina brasileira, por isso, se for usar, que seja para um garoto. Ainda assim, acho muito “out”. Dá para pensar em substituir por Vinter (em dinamarquês) ou Talvi (finlandês). Ainda assim, acho complicado.

A tarefa de dar nome aos nossos filhos suscita muitas dúvidas, por isso, é preciso analisar todas as alternativas, pesquisar muito e decidir com os pés no chão, para não causar problemas para a criança no futuro. Embora nunca tenha sido a intenção dos pais, muitos nomes causam obstáculos e barreiras difíceis de transpor na vida adulta do filho.

Sendo assim, pense bem!

Se Winter é o nome que toca seu coração, vá em frente! As emoções tem razões que a própria razão desconhece. 





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário