sexta-feira, 9 de abril de 2021

Gentian

.


Gentian é um nome masculino em uso principalmente na Albânia. Seu significado vem do nome da planta chamada genciana em português, cujas raízes são usadas para criar um tônico, e muito utilizada nas terapias baseadas nos florais de Bach. É derivado do nome do rei ilírio Gentius, que supostamente descobriu suas propriedades medicinais.

Gentius, por sua vez, possivelmente significa "engendrar" em Ilírio. O rei Gentius viveu no século II a.C, famoso por ter ido à guerra contra Roma. A forma feminina do nome é Gentiana, usada também na Albânia.

Segundo o Dr. Bach, criador dos florais de Bach, essa seria a descrição do Gentian: “Para os que se desencorajam facilmente. Podem progredir bem no que se refere às doenças ou questões da vida diária, mas por qualquer atraso ou obstáculo ao seu progresso causa dúvidas e logo se desanimam”;

É interessante pensar em Gentian, pois é difícil encontrar nomes masculinos relacionados à plantas, enquanto nesse sentido abundam os nomes femininos.

Gentian violet, é como chama a nossa velha conhecida “violeta genciana”, um remedinho antifúngico roxo, que é usado nas vias orais para combater o famoso “sapinho”.

São Gentian, ou Saint Gentian (ou Gentien), é um dos três mártires cristãos venerados como santos católicos romanos, do século III d.C, junto com seus companheiros Victoricus (Victorice ou Victoric) e Fuscian (ou Fulcian, Fulcien, Fuscien).

Duas referências encontradas são especificamente da Albânia, Gentian Hajdari e Gentian Stojku, dois jogadores de futebol albaneses. 





.

2 comentários:

  1. Novas postagens <3 fiquei feliz que postaram de novo!Então, o nome é fofo...lembra gentileza, alguém gentil, apesar de não advir do mesmo tronco linguístico... mas é inevitálvel fazer associações com palavras ou termos já conhecidos pela nossa língua (talvez daí tbm o problema com alguns nomes estrangeiros, que são lindos, mas "inviáveis" para a nossa cultura...um exemplo foi Lumi (que eu gosto), mas que na Espanha as prostitutas são designadas assim...http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/11/nokia-adota-termo-lumia-apesar-da-conotacao-dubia-em-espanhol.html). O problema, talvez, no Brasil, é o termo tbm parecer com a palavra gentio (um termo excludente e perjorativo para designar o estrangeiro ou aquele que professa uma fé diversa - "pagão"). Eu amei o menininho da foto! Sobre a forma feminina, não me agradou muito (parece "gente+ana" -> gent(i)ana). Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Messias Fernandes de Oliveira2 de agosto de 2021 às 11:29

    Olá que bacana demais teu blog, Parabéns!
    Descobri pois fui pesquisar sobre o nome de minha mãe "Virgínia", e aí parei em vocês. Depois fiquei procurando meu nome "Messias", mas não encontrei. Claro que já pesquisei pelo meu nome várias vezes, mas gostei da forma como vocês aprofundam o assunto. Quem sabe uma horinha vejo meu nome por aqui :D

    Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir