domingo, 28 de julho de 2019

Heliodoro

.

Sim, a foto antiga é de propósito. Por mente fechada ou preconceito eu só consigo imaginar uma criança chamada Heliodoro se esta tiver nascido por volta de 1920. Claro que as modas sobre nomes sofrem de efeito sanfona, vão e voltam ao longo do tempo, e nada impede de Heliodoro voltar a ser um nome utilizado com frequência em alguns anos. No entanto, essa possibilidade no momento me parece sensivelmente remota.

Porém, achávamos isso de Theodoro, que é um nome também usado antigamente e que retornou com bastante força, e tem inclusive a mesma terminação que Heliodoro, e compartilha também parte do significado. Logo, nada é impossível no mundo fantástico dos nomes.

Heliodoro é um nome masculino usado principalmente em espanhol e português. Ele vem do nome grego 'Ηλιοδωρος (Heliodoros), derivado dos elementos' ηλιος (helios) "sol" e δωρον (doron) "presente", sendo assim, significando “dom de Hélio”, “presente de Hélio” ou simplificando, “presente do sol”. É um significado e tanto. Santo Heliodoro foi um bispo de Altino do século IV.

Quanto ao primeiro elemento do nome, Heliodoro é semelhante ao nome Hélio, que significa “sol”, e o segundo elemento do nome está presente em vários nomes como Theodoro, Isidoro, Apolodoro, etc.

As variantes em italiano são Eliodoro e Eleodoro (masculino) e Eliodora (feminino). Temos outras variantes em albanês (Eliodor), grego antigo (Heliodoros), polonês (Heliodor), siciliano (Liodru, Liotru, Diodru), alemão (Heliodorus), Basco (Eludor), francês (Héliodore), russo (Geliodor).

Apenas 217 pessoas se chamam Heliodoro no Brasil, nos dias de hoje, segundo a pesquisa do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). É possível supor que muitos outros existiram, porém, até a data do Censo 2010, já constavam nos registros de óbitos e não no recenseamento. De fato, todos esses 217 Heliodoro’s nasceram entre 1930 a 1960, com destaque para a década de 40. A maioria deles se encontra na Bahia.

A versão italiana Eliodoro tem 374 pessoas, Eleodoro são 279 pessoas, Leodoro são 541 pessoas e Liodoro, uma possível variante do nome, tem 78 representantes em todo o Brasil, de acordo com o IBGE. Pessoalmente, por algum motivo não identificado a priori, acho a variação Liodoro muito simpática, senhorial, nobre e bem usável nos dias de hoje. Claro que nem todo mundo precisa concordar comigo a esse respeito.

Embora eu ache que Liodoro e Leodoro podem ter outras interpretações sobre o significado, e não simplesmente uma variação de “Heliodoro”, como quer nos fazer acreditar a Wikipédia italiana. Uma vez que “Doron” significa “presente, dom”, em grego, e λεων (leon) significa “leão”, indo na linha da junção dos elementos, Leodoro e Liodoro, poderia muito bem significar “presente de leão”, ou “dom de leão”. Claro que não há registros do uso desse nome em grego, de modo que teríamos que pensar como uma elaboração meio “shakespeariana”, como Pâmela, por exemplo.

Referências:

Eliodoro de Altino, bispo e santo italiano;
Heliodoro de Emesa, escritor grego antigo;
Eliodoro de Catania, lendário necromante italiano;
Heliodoro de Larissa, matemático grego antigo;
Eliodoro Coccoli, pintor e decorador italiano;
Eliodoro Farronato, sacerdote e missionário italiano;
Eliodoro Lombardi, poeta e escritor italiano;
Eliodoro Sollima, pianista, compositor e professor italiano;
Eliodoro Specchi, tenor e patriota italiano naturalizado estadunidense;
Heliodor Píka, antifascista e general checoslovaco;
Heliodoro de Paiva, foi um compositor, filósofo e teólogo português do período Renascentista.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário