segunda-feira, 29 de junho de 2015

Bento

.


Bento vem do nome do latim Benedictus, que significa "abençoado". São Bento era um monge italiano que fundou os beneditinos no século VI. Após seu tempo o nome passo a ser comum entre os cristãos, sendo usado pelos 16 papas. Na Inglaterra foi usado até o século XII, altura em que se tornou muito popular.

Em outros idiomas, temos Benedikt (tcheco), Bendt, Bent (dinamarquês), Ben (alemão), Benedict, Bennet, Bennie, Benny (inglês), Benito (espanhol), Pentti (finlandês), Benoit (francês), Bieito (galego), Bence, Benedek (húngaro), Benedetto, Benito, Bettino (italiano), Benas, Benediktas (lituano), Bendiks (letão), Benedictus (holandês), Benedykt (polonês), Bengt (sueco), Benesh (iídiche).

Bento é o 71º colocado no ranking do Baby Center Brasil 2014, e trata-se de um nome novo na lista. Em São Paulo, foram estes os registros de Bento:

Nome
Qtd
Bento
213
Fonte: ARPEN/SP (2014)

Em Portugal, foram registrados apenas 7 meninos chamados Bento.

O penúltimo papa, que escolheu Bento XVI como título de seu pontificado, poderia ter aumentado a popularidade do nome, mas não foi o que ocorreu. Talvez por que ele não tenha sido um papa muito popular, ou por que o Brasil não é mais um país de religião exclusivamente católica.

É importante observar que Bento está perdendo a conotação exclusivamente religiosa. Tem sido visto atualmente como mais um nome curto, vintage, que está de volta à moda. Pode estar sendo interpretado como uma alternativa à Pedro, que foi usado demasiadamente.

Foi usado em um personagem da novela Sangue Bom, exibida na Rede Globo, e recentemente é usado num personagem da novela Babilônia. Talvez essa relação com a dramaturgia explique sua entrada no Top 100 do ano passado.


Atualização em 21.05.2016:
Bento, segundo o Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010), é o nome 20.353 pessoas em termos gerais (todo o território, desde 1930-2000), a maioria nascida na década de 50. 

By




.

5 comentários:

  1. O Brasil é um país de mais de 60% da população católica, segundo o último senso do IBGE.

    ResponderExcluir
  2. O Brasil é um país de mais de 60% da população católica, segundo o último senso do IBGE.

    ResponderExcluir
  3. Pode até ter mais de 60% de população católica, mas há muito sincretismo com outras religiões e também tem se elaborado uma consciência de que é mais importante deixar os filhos decidirem quando adultos sua religião e não fazer uma imposição inclusive no nome da criança.

    ResponderExcluir
  4. Eu não usaria esse nome justamente pela conotação religiosa - católica.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou católica e amo esse nome está na minha lista.

    ResponderExcluir