segunda-feira, 29 de junho de 2015

Levi

.

Levi significa "ligado", "afeiçoado",  em hebraico. No Antigo Testamento, Levi é o terceiro filho de Jacó e Léia e o ancestral de uma das doze tribos dos israelitas. Em outros idiomas, temos Leui (Bíblia), Leevi (finlandês), Lewi (hebraico).

No Novo Testamento, este é outro nome para o Apóstolo Mateus. Como um nome cristão inglês, Levi entrou em uso após a Reforma Protestante.

No Ranking anual do Baby Center é o 74º colocado, mas caiu três posições em relação a 2013. Já no ano de 2015, ele voltou a subir no ranking e atingiu a posição número 70. Em 2016, voltou a cair para a posição 63. Em São Paulo, no ano de 2014, foram estes os registros de Levi:

Nome
Qtd
Levi
377
Levy
135
Leví
11
Fonte: ARPEN/SP (2014)

Enquanto no Brasil o nome é relativamente popular, em Portugal foram apenas 7 registros no ano de 2014, uma proporção quase irrisória.

De acordo com o site Nomes no Brasil, baseado no Censo 2010 (IBGE), Levi é o nome de 35.520 pessoas no período da pesquisa, o que faz dele o 307º colocado em termos de nomes masculinos mais usados no território brasileiro. O Estado de Destaque é o Ceará, onde os homens chamados Levi são mais frequentes, e a maioria dos registros se deu depois dos anos 2000. A grafia Levy tem 2.907 pessoas. 

Um candidato a presidência que teve seus 15 minutos de fama nas eleições de 2014, foi Levy Fidelix, famoso por suas declarações conservadoras e homofóbicas. Por isso algumas pessoas podem ter uma associação ruim do nome, mas como ninguém mais lembra do referido candidato, não é justo que ele se transforme no “dono do nome”.


Para quem gosta de nomes curtos e bíblicos, é uma excelente alternativa. Também se constitui em alternativa ao já batido Davi. Se você gosta dos nomes Davi e Levi, pode também gostar de ler sobre Ravi

Referências:



Levi Ankeny, politico norte-americano;
Levi ben Gershon, filósofo, astrônomo e matemático francês;
Levi ben Sisi, rabino hebreu;
Levi Eshkol, político israelita;
Levi Fontaine, jogador de basquete norte-americano;
Levi Houapeu, jogador de futebol da Costa do Marfim;
Levi Leipheimer, ciclista norte-americano;
Levi Lincoln Junior, político norte-americano;
Levi Lincoln Senior, político norte-americano;
Levi P. Morton, político e diplomata norte-americano;
Levi Yitzchak Schneerson, rabino, místico e educador bielorrusso;
Levi Strauss, empresário alemão naturalizado norte-americano;
Levi Stubbs, cantor norte-americano;
Levi Woodbury, político norte-americano.








.

Nenhum comentário:

Postar um comentário