sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Gregório

.


Gregório é a forma portuguesa do nome latino Gregorius, que origina-se do grego Γρηγοριος (Gregorios), derivado de γρηγορος (gregoros) que significa "vigilante, alerta".

Além da forma espanhola Gregorio (sem acento), encontramos variantes em outros idiomas: Grigor, Krikor (Armenian), Grigor (búlgaro), Grgur, Grga (croata), Řehoř (Checo), gregers (dinamarquês), Gregory, Greg, Gregg (Inglês), Reijo, Reko (finlandês), Grégoire ( francês), Grigol (Geórgia), Gregor (alemão), Gregorios (grego), Gergely, Gergő (húngaro), Gréagóir (irlandês), Gregorios, Gregorius (Final grego), Grigorijs (letão), Grigor, Gligor (macedônio), Gregers (norueguês), Grzegorz (polonês), Grigore (romeno), Grigori, Grigoriy, Grigory, Grisha (russo), Gregor, Griogair, Greig (escocês), Gregor (eslovaco), Grega, Gregor (esloveno), Greger (sueco ), Hryhoriy (ucraniano), Grigor (Galês).

Este nome foi muito popular entre os primeiros cristãos, de modo que foi suportado por vários santos importantes, incluindo São Gregório Taumaturgo (século III), São Gregório de Nissa (Século IV), São Gregório de Nazianzo (século IV) e São Gregório de Tours (Século VI).


Segundo o IBGE, há 10.761 pessoas chamadas Gregório no Brasil (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que o estado de maior destaque é o Piauí, e a década da maior parte dos nascimentos é 1950. 

Ele também foi usado pelo papa São Gregório I, o Grande, no século VI, um reformador e doutor da Igreja Católica, bem como mais 15 papas subseqüentes. Incluindo o Papa Gregório IX, que fundou o Tribunal do Santo Ofício, mais conhecido como “Santa Inquisição”, que torturou e matou milhares de pessoas acusadas de heresia, paganismo ou bruxaria.

Devido a notoriedade dos santos, o nome Gregório (em várias grafias) manteve-se comum no mundo cristão durante a Idade Média e até os dias atuais. 


Referências:


Gregorio de Corinto, bispo ortodoxo;
Gregorio Illuminatore, bispo cristão oriental e santo armeno;
Gregorio Nazianzeno, bispo, teólogo, escritor e santo bizantino;
Gregorio Palamas, monge, arcebispo ortodoxo e santo bizantino;
Gregorio de Nissa, bispo, teólogo e santo grego antigo;
Gregorio de Tours, bispo, historiador e santo romano;
Gregorio Allegri, compositor, sacerdote e cantor italiano;
Gregorio Aráoz de Lamadrid, militar e político e argentino;
Gregorio De Ferrari, pintor italiano;
Gregorio del Pilar, general filipino;
Gregorio Fernández, escultor espanhol;
Gregorio Jover, anárquico espanhol;
Gregorio Marañón, medico, escritor e filosofo espanhol;
Gregorio Pagani, pintor italiano;
Gregorio Ricci Curbastro, matemático italiano;
Gregorio Rigo, farmacista, botânico e patriota italiano;
Gregorio Sciltian, pintor armeno;



By



.

2 comentários:

  1. Muito bem explicado, apenas um erro no texto, em uma informação complementar: quando agrega ao texto informação sobre a Santa inquisição; dizendo que “matou e torturou milhares de pessoas”. Essa informação é falsa, e comumente divulgada por má vontade ou ignorância. À inquisição da igreja surgiu quase 300 anos depois das primeiras perseguições a pessoas que eram levadas à fogueira. Essas eram organizadas por autoridades civis, reis e governantes. A inquisição da Igreja surgiu exatamente para parar a matança desenfreada de todo e qualquer acusado de bruxaria. Foi a partir da Santa Inquisição que as pessoas ganharam o direito à uma investigação, julgamento justo e possibilidade de inocência, quando não havia provas. Corrijam por favor. O certo é dizer que o Papa Gregorio IX salvou milhares de pessoas da fogueira ao convencer os reis da época a permitirem um tribunal para investigar e inquirir as pessoas acusadas ao em vez de serem queimados sumariamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito! Já é mais do que hora que a verdade se faça conhecida.

      Excluir