quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Almíscar

.
Almíscar  na verdade é o nome dado a um perfume obtido a partir de uma substância de forte odor, secretada por uma glândula do cervo-almiscarado, de outros animais e também de algumas plantas.

Para obter o perfume dos animais, mata-se o animal e extrai-se a glândula, que é secada ao sol, sobre uma pedra quente ou submergindo-a em azeite quente. Mas também vem do reino vegetal, de um tipo de madeira.

No reino vegetal se encontra no "almíscar comum" ( Mimulus inoschalus ), na madeira-almiscarada , e nas "semente de almiscar" do Hibiscus abelmoschus.

O Almíscar mais valioso é importado da China ou do Tibet em frascos ricamente decorados, onde o perfume é selado.

Uma grama de almíscar é capaz de dar um odor característico a milhões de metros cúbicos de ar sem perder peso. Seu aroma é mais resistente e mais penetrante do que qualquer substância conhecida. Hoje em dia já se fabrica almíscar sintético.


Obedecendo a uma tendência hippie, talvez Almíscar ficasse bem como um nome próprio masculino, já que é bastante semelhante a Amílcar (que é um nome fenício e quer dizer irmão de Malqart, sendo Malqart um deus fenício). 


By





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário