quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Millicent



Para quem não sabe, Barbara Millicent Roberts é o nome completo da boneca Barbie, criada oficialmente em 1959 e que faz ainda muito sucesso no universo infantil feminino.  A Barbie, no universo fictício, tem uma tia chamada Millicent, sendo que seu nome do meio é possivelmente uma homenagem. A Tia Millicent aparece no filme Barbie Moda e Magia.

O significado do nome não é o que se pode chamar de atrativo. Ele vem do nome germânico Amalasuintha, composto pelos elementos “Amal” (trabalho) e Swinth (forte). Amalasuintha foi uma rainha dos ostrogodos no século VI. Normandos introduziram o nome para a Inglaterra na forma Melisent ou Melisende.

Melisende foi uma rainha de Jerusalém, filha de Balduíno I, no século XII. Ainda são consideradas variantes Mélisande (francês) e Melicent (inglês).

Existe uma versão alternativa, que diz que Millicent é originado do grego Melissanthe, a partir das palavras gregas melissa (abelha) e anthos (flor). E não é que parece fazer mais sentido ? Porém, etimologicamente, carece de fontes.

O nome foi usado por J.K Rowling em Harry Potter, para Millicent Bulstrode, um membro da Sonserina bastante dura.

Millicent Fawcett é uma portadora famosa, ela foi a fundadora das Suffragists (não suffragettes) que pacificamente fizeram campanha pelo direito das mulheres ao voto. Millicent Rogers foi uma socialite, ícone da moda, e colecionadora de arte.

É um nome que apesar de estrangeiro, faz pensar em luxo e doçura. Algo sobre a forma como os sons fluem faz pensar em delicadeza, plumas, etiqueta. Tambem parece um nome que só adequaria a uma pessoa muito boa, talvez pela semelhança com a palavra “inocente”.

Um problema óbvio – ou um ponto positivo, para quem gosta de apelidos – é que a menina automaticamente seria chamada de Milli. Mas fora isso, não acho que seja um nome difícil de ser pronunciado em português. Nas listas brasileiras de registros, não há nenhuma menção à Millicent, sendo um nome exclusivíssimo. 



By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário