segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Dante

.
Dante é o medieval da palavra durante. É um nome curto porém com sonoridade forte. É uma variação do nome antigo Duran, que significava “duradouro”. Uma outra variante é Durans, que eu acho até mais charmosa. Dante sempre me lembra “dente”.

Apesar de nunca ter sido comum no Brasil, Dante teve 57 registros em território paulista em 2015 (Arpen/SP). Ele está ganhando cada vez mais espaço, saindo do limbo dos nomes esquecidos e passando gradualmente para o status de nome vintage. 

É um nome que não apresenta problemas de escrita ou de pronúncia, e é facilmente identificado internacionalmente pela fama de Dante Alighieri, poeta italiano do século 13 que escreveu “A Divina Comédia”.

Até Dante, as obras eram todas escritas em latim. Ele então escreveu no dialeto que influenciaria a língua italiana moderna. 

Além da referência à Dante, o nome começa com DAN, que é a inicial de Daniel, um nome conhecido e comum. Hoje em dia, podemos citar Dante, o jogador de futebol da seleção brasileira e do Bayern de Munique, e o outro atleta Dante, conhecido jogador de vôlei da seleção brasileira.

Recentemente, Dante foi o nome de um personagem na novela Regra do Jogo, exibida na Rede Globo.

Dante. O Blog dos Nomes.
Dante. Behind The Name.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário