quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Maria Vitória




Maria Vitória é um nome composto, a partir da junção de dois nomes de origem distintas, visto que Maria é de origem hebraica – numa primeira análise – e Vitória, de origem latina.

Maria é a forma latina do nome da mãe de Jesus no Novo Testamento, que no grego era Μαριαμ (Mariam), que possivelmente origina-se no hebraico מִרְיָם (Miryam) e passou para o latim como MariaMiryam era o nome da irmã de Moisés no Velho Testamento. O significado é incerto, mas há várias teorias, como “mar de amargura”, “rebeldia”, “desejava para a criança”. No entanto, mais provável que seja um nome egípcio, talvez derivado da palavra mry, que significa “amado” ou “amor”. Outras teorias dizem que Maria significa “Senhora, soberana”.

Além da Maria, mãe de Jesus, temos várias outras personagens no Novo Testamento, como Maria Madalena, o que leva a crer que esse nome era muito comum na época. Devido à Virgem Maria, esse nome tem sido muito comum em todo o mundo cristão, embora em alguns momentos, em algumas culturas, foi considerado santo demais para o uso diário.

Na Inglaterra, ele é usado desde o século 12, e é um dos nomes mais comuns desde o século 16. A forma Mary é mais utilizada em inglês. Foi usado por duas rainhas da Inglaterra, uma rainha da Escócia, e outro portador notável foi Mary Shelley, autora de “Frankenstein”.

Vitória é um nome literal que significa “vitória, conquista”. Por interpretação, significa “vitoriosa”. Embora em uso no resto da Europa, o nome era muito raro no mundo de fala inglesa até o século 19, quando a rainha Vitória começar a longo governo da Grã-Bretanha. Ela foi nomeada após sua mãe, que era da realeza alemã. Muitas áreas geográficas são nomeadas após a rainha, incluindo um estado australiano e uma cidade canadense.

Na mitologia romana, Vitória é a deusa que personifica a vitória e foi muito venerada na Roma Antiga, principalmente entre os generais, que corresponde a deusa grega Nike (Nice).

Em São Paulo, no ano de 2015, foram registradas 878 meninas chamadas Maria Vitória, 139 Maria Victória, 93 Maria Victoria (sem acento), 334 Maria Vitoria (sem acento). É um dos nomes compostos mais populares no estado. Já no ranking anual do BabyCenter divulgado referente à 2015, Maria Vitória é 0 13º composto mais utilizado.

Referências:

Maria Vitória dal Pozzo foi uma nobre italiana e belga, embora por nascimento seja francesa.

Maria Vitória de Saboia foi um membro da Casa de Saboia-Carignano e uma princesa de Saboia pelo nascimento.

Maria Vitória Hamilton, foi a primeira esposa de Alberto I, Príncipe do Mônaco.

Maria Vitória Gonzaga era um princesa italiana pertencente ao ramo dos Gonzaga-Guastalla.



.

2 comentários: