domingo, 28 de fevereiro de 2016

Selene

.

Para quem gosta de nomes relacionados à Lua, mas não tem coragem de usar Lua ou não quer usar Luna por já estar um pouco óbvio, Selene é a opção certa. Eu aprendi a gostar desse nome através da personagem Selene, dos filmes Anjos da Noite, interpretada pela atriz Kate Beckinsale.

Mas a verdade é que Selene faz parte de um seleto rol de nomes de origem mitológica e que remetem a um universo de simbologia. De origem grega, o nome Selene significa literalmente, “lua”. A palavra que origina o vocábulo é “sélas”, que por sua vez, significa “brilho”, “luz”, “Claridade”.

Apesar de não ser a única deusa lunar, Selene é considerada a própria personificação da lua na mitologia grega. Era uma deusa da lua, que acompanhava a noite lançando sua claridade aos homens. Na lenda, ela teria morrido ao salvar o irmão Hélio (sol), e os deuses a recompensaram pela bravura colocando-a no alto do céu todas as noites. Assim, Hélio precedia a Selene, sendo que o terceiro irmão, Eos (a aurora) se juntava a eles na madrugada.

O culto à Selene foi bastante difundido na Antiguidade Clássica. Na verdade, todos os povos e todas as mitologias tem a lua como uma de suas deusas ou como uma entidade muito importante. Enquanto Selene é a deusa grega da Lua, Luna é a deusa romana. A humanidade sempre teve um fascínio enorme pela lua, pelos seus mistérios, que mesmo após tantas conquistas tecnológicas humanas, ainda não foram todos desvendados.

Selene não é comum no Brasil, nem mesmo a grafia Selena. Mas é um nome que fica perfeito para quem não deseja competir com a popularidade de nomes muito comuns. No Brasil, no estado de São Paulo, em 2015 (Arpen/SP), foram registradas 14 meninas chamadas Selena, mas nenhuma Selene. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário