quinta-feira, 28 de abril de 2016

Adoniram

.


Adoniram significa “Meu senhor é exaltado”, em hebraico. No Antigo Testamento, é o nome de um supervisor de tributos sob o Rei Davi, Salomão e Roboão. Ele foi apedrejado até a morte, quando os israelitas se revoltaram. Em português (de Portugal) é grafado Adonirão. Também não sei qual é o correto: com “N” ou com “M” no final. Pela sonoridade, eu apostaria que é com “M”. Ele aparece em rituais da maçonaria.

A Bíblia menciona também que ele teria sido um dos oficiais de Salomão, após o mesmo ser constituído rei, designado como superintendente dos trabalhadores braçais (I Reis 4:6), e que foi enviado para dirigir uma equipe de trabalhadores até o Líbano (I Reis 5:14) buscar cedro junto com os servos de Hirão, rei de Tiro (I Reis 5:6). A madeira seria usada na construção do templo de Salomão (I Reis 5:13, 14).

É um nome completamente incomum no Brasil em qualquer geração que se pese, sendo que em São Paulo, na lista de nomes registrados em 2015, há apenas um registro de Adoniran (Arpen/SP). O portador mais notável desse nome no Brasil, é Adoniran Barbosa, compositor, cantor, humorista e ator brasileiro, mas que na verdade é um nome artístico, sendo que ele se chamava João Rubinato.

Na primeira vez que a gente escuta o nome, a impressão é que é pesado, duro, áspero e com certeza inventado. Para tanto, somente o significado que remete à Deus e à religião tornam um nome passível de ser cogitado. Certamente, as pessoas religiosas tem uma outra perspectiva sobre o nome.

Referências:

Adoniran Barbosa, nome artístico de João Rubinato, foi um compositor, cantor, humorista e ator brasileiro.

Adoniram Judson (1788-1850) era um missionário americano Batista, lexicógrafo e tradutor da Bíblia na Birmânia.

Adoniram foi o nome do meio de Henry Adoniram Swift, um político estadunidense, o terceiro governador de Minnesota. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário