sexta-feira, 29 de abril de 2016

Yannis


.
Publicado primeiro
no Blog dos Nomes.
Acesse aqui.


Hoje venho falar para vocês, de um nome grego, que para mim não parece tão grego assim, de cara. Antes de eu saber sua origem, jurava que era russo, bom essa é a minha percepção. Para alguns, ele tem muita cara de grego mesmo.  Gosto está na minha lista e o-acho bem interessante, divertido, alegre.

Yannis é a forma grega de João de origem bíblica.

Provém de Iohannes, a forma latina do grego Ιωαννης (Ioannes), ele próprio derivado do nome hebraico יוֹחָנָן (Yochanan). Todavia a origem etimológica primitiva encontra-se na língua hebraica no nome יוחנן (Yôḥānān), forma reduzida de יהוחנן(Yəhôḥānān), que significa "o Senhor é misericordioso", “Deus é gracioso”, “Graça de Deus”. Foi uma junção das palavras hebraicas YHVH (tetragrama que representava o nome de Deus para os antigos hebreus, cuja pronúncia mais aceita é Iavé) com a palavra chanan, que significa graça, e que unificadas resultam em YochananO nome (em diversas variantes) foi suportado por 21 papas e oito imperadores bizantinos, bem como governantes da Inglaterra, França, Suécia, Dinamarca, Polônia, Portugal, Bulgária, Rússia e Hungria.

Suas variantes são:
GianniGiannisIoannisYanniYianniYiannis (grego), Giovanni, Ivano, Gian, Gianni, Giannino, Nino, Vanni (italiano), Jean, Yann, Jeannot, Yanick, Yannic, Yannick,  (francês), Ioann, Ivan, Vanya (russo), Evan, Ivan, Ian, John, Sean, Shane, Shaun, Shawn, Hank, Johnie, Johnnie, Johnny, Jon, Shayne, Van (inglês) Juan, Iván, Xuan, Juanito (espanhol) João, Joãozinho (português) Keoni (havaiano) Eoin, Iain, Ian (escocês), YannYanickYannicYannick (bretão)EvanIefanIeuanIfan,IoanIwanSiônIanto (galês).

No Brasil, este nome é ultra raro, não aparece em fóruns e nem na lista de mais registrados do estado de SP em 2014. Apenas na variante Yanni, foram registrados 47 meninos. Já em Portugal, a coisa também se repete. Na grafia Yanni um menino e em Yannis também um. Com a grafia aportuguesada, em Portugal Ianis foi registrado nove vezes. Seis desses com compostos.  Alguns compostos: 

Ianis Andrei (dois), Ianis Santiago, Ianis Ary, Ianis Mihai. Na França, em 2010 o nome estava na posição 206º (306 registros). Em 2000, estava na posição 100º com 750 registros. Para os franceses, cada ano que passa, o nome cai no quesito popularidade.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind the Name, os entrevistados acham que:
59% é um nome muito bom, 72% masculino, 56% clássico, 61% jovem, 67% informal, 61% delicado, 67% refinado, 67% simples.

Personalidades famosas:
  • Yannis Pappas, comediante americano;
  • Yannis Philippakis, vocalista de uma banda de indie chamada Foals.Yannis é de descendência grega e judia.

Yasmim Paiva.





.
.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário