sábado, 30 de abril de 2016

Annabeth

.


Certo. Estou escrevendo essa postagem por culpa de Percy Jackson e os Olimpianos, e mais recentemente, Heróis do Olimpo, do autor Rick Riordan. Achei a escolha dele para o nome da personagem sensacional. Eu, como uma leitora compulsiva e também obsessiva por nomes próprios, sempre espero me surpreender positivamente com a escolha dos autores para os nomes dos personagens, e esse não me decepcionou.

(Não quero dar spoiler para quem não leu) Annabeth Chase é uma semideusa, que está no Acampamento Meio-Sangue, e é filha de Atena. Não posso contar a história, mas, só para matar um pouco a ansiedade, é só dizer que se não fosse por ela, Percy, o personagem principal, teria morrido 2654643 vezes. É tipo, uma Hermione de PJ-O.

Olhando para o nome Annabeth, sendo a personagem uma filha da deusa Athena, é perceptível que o autor colocou o nome da deusa-mãe no nome da semideusa, pois todas as letras de Athena estão incluídas em Annabeth, e mesmo assim, não precisou inventar um nome novo. Na verdade, tentando um anagrama, a única letra que sobra é o “b”.

Vamos ao nome: Annabeth, obviamente, é uma junção de Anna com Beth. Costumo pensar que as pessoas perceberam que Elizabeth deu certo e passaram a colocar “Beth” onde puderam. Geralmente não gosto de nomes que são junções, mas esse em especial, é fofo em quantia.

Não parece um nome infantilizado demais, tampouco pesado demais. Acredito que acompanha bem uma criança em sua infância tanto quanto um adulto em sua vida profissional. Para chegar a um significado, podemos transliterar aproximadamente em “cheia de graça” e “meu deus é abundância”, combinando o significado de Ana e de Elisabeth.

Annabeth Chase, interpretada
pela atriz Alexandra Daddario
Em São Paulo, foi registrada uma menina chamada Anabeth (assim, com um “n” só), segundo dados da Arpen/SP do ano de 2015. Não há dados sobre anos anteriores. Será filha de fãs de Percy Jackson? Em compensação, foram registrados mais 14 nomes incluindo o elemento “Beth”, sendo eles várias versões de Elisabeth, Bethina, Bethânia e Lisbeth.

Penso que se Elisabeth deu muito certo no Brasil, Annabeth também pode dar, desde que as pessoas não transformem o final em “bete”, como temos visto com o nome da popular rainha da Inglaterra. O fato de não pronunciarem Elisabeth direito, virando “Elisabete”, sempre me incomodou. Que não aconteça o mesmo com Annabeth! Por outro lado, hoje em dia, com a globalização, intercambio de culturas, trocas culturais, hibridização de linguagens e de hábitos, as pessoas estão assimilando de uma forma correta nomes e palavras estrangeiras sem a necessidade de tanto aportuguesamento.

Referências:

Annabeth Gish é uma atriz americana, mas esse é seu nome artístico, visto que seu nome real é Anne Elizabeth.

Annabeth também é o nome da personagem principal da série de TV “Close to home”, interpretado por Jennifer Finnigan.

Annabeth Schott , um personagem no drama político The West Wing, interpretado por Kristin Chenoweth.

Annabeth Rosen (nascido em 1957), uma escultora e membro da faculdade americana da Universidade da Califórnia, Davis.

Annabeth Barnes, uma piloto de kart de 11 anos de idade no filme documentário Racing Dreams;

Annabeth Berkeley, uma dançarina na Companhia Nacional de Dança do País de Gales;




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário