segunda-feira, 30 de maio de 2016

Iaceê




Iaceê é um nome indígena, predominantemente feminino, de origem tupi-guarani que significa “Poder de telepatia” ou “aquela que lê pensamentos”. Essa foi a única informação que encontrei sobre esse nome, e mesmo assim ela não é 100% confiável, pois etimologia indígena, especialmente em torno do tupi-guarani, que é considerada uma das línguas "mortas" (quer dizer, não mais falada em território algum). 

Faltou estudo e dedicação de linguistas e antropólogos para mapear a língua tupi-guarani de modo que pudéssemos ter alguma segurança sobre o significado das palavras de origem indígena. Porém, isso não aconteceu. E como o tupi-guarani era uma língua com muitos dialetos, os significados podem variar bastante, sem deixar de serem parcialmente corretos. 

Iaceê não é um nome que tenha muitas referências. Nenhum registro nas listas brasileiras disponíveis, poucas referências de pessoas reais. Muitas nomeações de blogs sobre espiritualidade. Sabe-se que é indígena, porém, pouco uso se fez dele até então, mesmo em obras televisivas, cinematográficas ou literárias. 

Alguns sites de videntes ou sobre vidência, associado ao significado. Pessoas mesmo, só encontrei algumas no facebook, todas do sexo feminino e talvez na faixa dos trinta aos cinquenta anos.

Quem nascer com esse nome tem a garantia de possuir um nome raro e interessante, ousado e diferente, carregado da simbologia indígena. 



.

3 comentários:

  1. Acho complexo por causa da repetição do "E"

    ResponderExcluir
  2. Poderiam escrever sobre o nome Cristina? É meu nome e eu gostaria de ler uma postagem sobre ele. Se possível, Catarina que é o nome da minha irmã. Obrigada.

    ResponderExcluir