segunda-feira, 30 de maio de 2016

Theon

Alfie Allen, como Theon Greyjoy


Bem, apesar de trair toda a família Stark e ter matado alguns personagens legais, ter feito umas quantas maldades e depois de ter comido o pão que Ramsay amassou, o nome Theon apareceu na lista de registros norte-americana, e é quase tão popular quanto o do mocinho Ned Stark. Nos Estados Unidos, em 2015, foram 12 registros de Theon e 17 registros de Ned.

No Reino Unido Theon fez um pouquinho mais de sucesso, e são 18 meninos nascidos xarás do semi-vilão em 2014. Não por acaso, as aparições de Theon nos rankings dos EUA e da Inglaterra começaram depois de 2011, quando a série estreou por lá.

Aparentemente, Theon é uma derivação de θεόν (Theon), do grego, que significa “dos deuses”, um significado parecido com o nosso famoso e popular Theo. Theon de Esmirna foi um filósofo e matemático grego do século II d.C.

Assim, apesar de George R.R. Martin ter sido muito criativo com a invenção de alguns nomes, no caso de Theon, ele pegou emprestado um que já existia. O personagem já aparece no primeiro livro da série, “Guerra dos Tronos”, publicado pela primeira vez em inglês em 1996. Resumidamente, Theon cresceu em Winterfell como protegido de Eddard Stark, que o levou para o norte como refém de guerra.

Quando a Guerra dos Tronos começa, Theon se tornou um braço direito de Robb, até que foi enviado para conhecer seu pai verdadeiro – Balon Greyjoy, e acabou se voltando contra o amigo e invadindo o norte.

Ele então toma Winterfell, e se acha muito poderoso até cair nas mãos de Ramsay Bolton, famoso por ser o filho bastardo de Roose Bolton, lordes do Forte do Pavor, cujo símbolo é um homem esfolado. Não por acaso. Então, o destino do nosso Theon é se transformar no “Fedor”, uma espécie de animal de estimação de Ramsay.
Segundo algumas reportagens na Internet, George R.R. Martin teria se inspirado em George Plantagenet, irmão de Edward IV de York que, assim como personagem fictício, começou a Guerra das Rosas lutando como aliado do monarca, para no decorrer das batalhas, se bandear para o lado do inimigo – nesse caso, os Lancaster – e quando a guerra acabou, com Edward vitorioso, o vira-casaca foi afogado num barril de vinho.

O fim real foi bem menos violento do que as torturas que Theon foi submetido. De qualquer modo, não é um dos personagens mais legais da trama – pelo menos até então – e com certeza sua história ou sua personalidade não me fariam querer homenageá-lo, mesmo sendo super fã das Crônicas de Gelo e Fogo (livros) e acompanhar também assiduamente a série.

De qualquer modo, Theon parece estar vindo com força nos países de língua anglófona e não demora para chegar aqui, uma vez que pode ser um substituto interessante para nomes nórdicos como Thor, por exemplo, e aqui, uma alternativa ao nome “modinha”, Theo.

Outras referências:

Theon de Samos, um pintor grego da era de Alexandre, o Grande. Algumas fontes o chamam de Theorus. 

Theon é o vocalista da banda de rock da Finlândia chamada Lovex.

Theon de Alexandria, foi um estudioso e matemático grego que viveu em Alexandria, Egito.

Theon de Alexandria foi outro homônimo ao mencionado acima, mas que ensinou em Roma, nos reinados dos imperadores Augusto e Tibério e foi sucedido por Apion. 



4 comentários:

  1. Bom, a história do Theon no livro e na série não é das melhores, principalmente quando ele vira Fedor, animal de estimação do Ramsay. Mesmo que eu gostasse muito da série e dos livros, esse é um dos nomes que especificamente não colocaria. Entendo que é um dos mais usáveis, mas acho que há nomes melhores, com Th, como por exemplo, Theodoro, Theo, Thor.

    ResponderExcluir
  2. Não é só Game of Thrones, Theon já era um nome grego usado há milhares de anos atrás, incrível como as pessoas só se preocupam com o agora, e esquecem que esse nome é da cultura e tradição clássicas

    ResponderExcluir
  3. A pronúncia é muito diferente da escrita, não acho ok

    ResponderExcluir
  4. É um nome muito bonito, mas não vejo como simpático na nossa língua devido a pronúncia diferente

    ResponderExcluir