quinta-feira, 1 de setembro de 2016

O quarteto de Marcelo D2: Stephan, Lourdes, Luca e Maria Joana

.

O cantor Marcelo D2 é pai de quatro filhos. O mais velho, Stephan, é fruto do seu primeiro casamento com Sônia (que já lhe deu uma neta, inclusive, chamada Giovanna), Luca e Maria Joana são seus filhos com a esposa Camila Aguiar, e ainda há Lourdes, que não consegui encontrar a informação sobre a mãe na Internet. É um quarteto de nomes bem diferenciados, e isso pode ser influência de serem filhos de mães diferentes.

Vamos dissecar cada nome? A seguir:

Stephan: Foi abordado no Blog aqui, na forma italiana.É a forma inglesa de Estevão, e significa “coroado”. Este foi um importante diácono no Novo Testamento, onde conta (em Atos dos Apóstolos) que ele foi apedrejado até a morte por se recusar a negar Jesus. Ele é considerado o primeiro mártir cristão. Na lista da Arpen/SP, de 2015, foram apenas 7 registros de Stephan, e mais sete na grafia Stefan.

Lourdes: Esse nome teve origem a partir da cidade francesa onde Nossa Senhora teria feito uma aparição para uma jovem chamada Bernadette Soubirous, e passou a ser chamada de Nossa Senhora de Lourdes, assim, potencializando o uso do nome entre os cristãos, especialmente na forma Maria de Lourdes. A etimologia do nome é muito incerta: Segunda a lenda, deriva do nome do sarraceno Mirat, que convertido ao cristianismo, mudou o nome para Lorus; Outros associam a palavra basca “lorde” (costa do mar); Outras fontes, no entanto, dizem que a única hipótese plausível é que tenha vindo de uma alcunha antiga do nome Lorda ou Lorde, vindo do latim “luridus”, que significa “pálido, espectral”, que teria sido o sobrenome de família de um proprietário romano de terras que depois se estendeu para toda a cidade. Na lista da Arpen/SP, foram 12 registros de Lourdes e 6 de Lurdes.

Luca: Já foi abordado no Blog, nesse post aqui. É a forma italiana e romena de Lucas, que por sua vez vem do nome grego Λουκας (Lucas.) , que significa "Da Lucânia", uma região na Itália. Há versões que dizem que ele vem de Luciano, "o iluminado". Foram 215 registros de Luca – nessa grafia – na lista da Arpen/SP de 2015.

Maria Joana: Uma legítima homenagem para a maconha, que em espanhol americano é chamado de “marijuana”. O composto Maria Joana teve 10 registros na lista da Arpen/SP (2015)  e é uma combinação de significados: Maria é a forma latina do nome da mãe de Jesus no Novo Testamento, que no grego era Μαριαμ (Mariam), que possivelmente origina-se no hebraico מִרְיָם (Miryam) e passou para o latim como MariaMiryam era o nome da irmã de Moisés no Velho Testamento. O significado é incerto, mas há várias teorias, como “mar de amargura”, “rebeldia”, “desejava para a criança”. No entanto, mais provável que seja um nome egípcio, talvez derivado da palavra mry, que significa “amado” ou “amor”. Outras teorias dizem que Maria significa “Senhora, soberana”. Já Joana, é a forma portuguesa e catalã de Iohana/ Joanna, derivado do grego Ιωαννα (Ioanna), a forma feminina de Ioannes (João). João é um seguidor de Jesus, considerado um santo, no Novo Testamento. Na Idade Média, na Inglaterra, ele foi usado como uma forma latinizada de Joan e se tornou muito comum no século 19. O significado do nome vem de Yochanam (transliterado para o grego, Ioannes), e quer dizer “Deus é gracioso”.




.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário