quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Amâncio



Amâncio é a forma portuguesa (enquanto Amancio é a forma espanhola) do nome Amantius, que significa “amar” em latim. Apesar disso constar no Behind The Name, eu estou confiando mais no significado da Wikipédia italiana, que diz que ele significa “amante”, “que ama”. Esse foi o nome de vários santos iniciais, confundido por vezes com o nome Amandus, que significa “amado”.

A variante italiana é Amanzio, e a Wikipédia italiana dá como variantes Amante e Amantino, e como variante feminina Amanzia, além de Amancjusz (polonês). Numa ótica religiosa e por interpretação, pode significar “aquele que ama à Deus”, muito provavelmente uma referência ao “amor de Deus e da sua criação”, segundo uma lógica típica da onomástica antiga de natureza religiosa e fortemente cristã.

Algumas fontes também afirmam que o nome derivada da cidade de Amanzia, significando então “proveniente da Amanzia”, “habitante da Amanzia”. Nos dias de hoje completamente obsoleto, o nome Amâncio ou suas variantes seriam análogas ao nome Amatore, no italiano, ou ao mais comum Amadeu, de estrutura explicitamente teofórica.
Esse nome é bastante forte e masculino, e no entanto, seu significado e a alusão à palavra “amor”, dão-lhe um lado terno também. Entretanto, faz muito tempo que Amâncio não é usado por essas paragens, a não ser em personagens caricatos, engraçados ou pitorescos. Como um nome de bebê, é quase impossível ser encontrado.

Isso por que Amâncio ficou marcado como um nome não só um pouco caricato, mas também considerado pesado, antigo, ultrapassado. Assim, desapareceu dos registros e acredito que ainda demore muito à voltar. Uma alternativa mais plausível para quem gostou de Amâncio é Amadeu, que apesar de antigo, da mesma origem, do mesmo significado, tem um ar um pouco mais recuperável.

Geograficamente, temos uma cidade na província de Las Tunas, em Cuba, que se chama Amancio.

Há vários santos com esse nome: Santo Amâncio, soldado e mártir junto com os companheiros soldados Zotico, Irineu e Jacinto; Santo Amâncio, evangelizador do diácono da Bélgica no século VII; Santo Amâncio de Tiferno, terceiro bispo de Como; Santo Amâncio, mártir em Cannes com São Alexandre e outros quatro companheiros; Santo Amâncio, mártir do Tivoli; Santo Amâncio, sacerdote; Santo Amâncio, primeiro bispo de Rodez.

Referências:

Amancio Amaro Varela (Corunha, dia 16 de outubro de 1939) é um ex-jogador de futebol e treinador espanhol. Amancio Varela fez parte do elenco da Seleção Espanhola de Futebol da Copa do Mundo de 1966.

Amancio Alcorta (1842-1902), jurista argentino;

Amancio Jacinto Alcorta (1805-1862), compositor argentino;

Amancio Amaro (nascido em 1939), futebolista espanhol;

Amancio D'Silva (1936-1996), guitarrista de jazz nascido na Índia e compositor;

Amâncio Guedes (1925-2015), arquiteto, escultor e pintor português;

Amancio Ortega (nascido em 1936), executivo de moda espanhol e presidente fundador da Inditex;

Amancio Williams (1913-1989), arquiteto argentino;

Ebert William Amâncio (nascido em 1983), jogador de futebol brasileiro mais conhecido como Betão.

Amanzio, político do Império Romano;

Amanzio Como, bispo e santo romano;

Amanzio Moroncelli, abade e cartógrafo italiano;


Na variante feminina, temos Amanzia Guerillot, uma pintora italiana. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário