domingo, 30 de outubro de 2016

Amarilis

.


Amarilis seria a forma espanhola de Amaryllis. A forma portuguesa é quase idêntica, mas tem acento, Amarílis. O nome deriva do grego αμαρυσσω (amarisso), que significa “a brilhar”, ou então “aquela que brilha”. Este era o nome de uma heroína no poema épico de Virgílio, “As Bucólicas”, sendo que a flor de Amarílis foi nomeada a partir dessa personagem.

A Amarílis é também conhecida como Açucena ou Flor-da-Imperatriz é uma planta que produz uma flor imponente que atrai todos os olhares. Quanto ao seu significado, ao oferecer uma flor de amarílis estamos a transmitir admiração. É uma flor muito especial para oferecer a uma pessoa glamorosa, por exemplo.


Amarílis no jardim
Amarilis



Foram registradas seis meninas chamadas Amarilis no estado de São Paulo em 2015 (Arpen/SP). Também há Amarillis (3 registros), Amarillys (3 registros), Amarilys (2 registros), Amarílis (com acento, 3 registros), totalizando então, foneticamente, 17 meninas com esse nome. É um número inexpressivo, o que demonstra que Amarílis é um nome muito raro no Brasil, apesar de alguns personagens de novela já terem colocado em evidência.

Algumas referências:

·        -Amarilis foi, aparentemente, um poeta anônimo peruana do final do século XVI. Acredita-se que ele nasceu em Huanuco. Não se sabe ao certo se era homem ou mulher, embora acredita-se que a mulher foi apenas através da leitura do poema.

·            - Amarilys Savón Carmenate, é uma desportista cubana que compete em judô.

·        - Maria de Córdoba, também conhecida como Amarilis, a bela, foi uma atriz espanholda da Idade do Ouro.

·     - Amarilis Paula Alberti de Varennes e Mendonça é uma agrônoma e professora portuguesa.

·         - Amaryllis Fleming (1925-1999), é uma artista de violoncelo britânica e professora. Ela era meia-irmã de Ian Fleming, o criador de James Bond.


Apesar das letras iniciais serem bastante familiares (como em Amanda, por exemplo), a terminação “ilis” é bem diferenciada, e isso dá um plus ao nome. Ele é longo, raro, diferenciado, mas não é um nome obscuro, pesado ou antigo com o qual uma pessoa não possa lidar. 

Um nome de flor que é atraente, romântico e elegante ao mesmo tempo, e muito mais interessante do que nomes tradicionais de flores como Rosa ou Margarida. Além disso, tem uma sonoridade alegre, animada, bonita.


Adapta-se perfeitamente a pronúncia de várias línguas, transbordando realeza e graça, além disso, tem até uma entonação um pouco lírica. Amarílis, como sendo um nome de flor, soa mais extravagante, vistoso, chamativo e exótico que Lílian por exemplo, mais complexo e ousado que vários outros nomes femininos de flor. Acho uma boa opção para uma pessoa com personalidade forte. 


Amarílis em duas cores
Amarilis 



.

12 comentários:

  1. Vocês estão equivocados pesquisem direito, há muitas Amarylis no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Eu me chamo Amarilis por causa da minha tia e tenho uma prima também com esse nome.

      Excluir
  2. Unknown se vc perceber a pesquisa é de 2016!

    ResponderExcluir
  3. É aquela que quando pensam que está morta, volta a florescer..Nome da minha floricultura...linda flor

    ResponderExcluir
  4. Minha filha nasceu em 20210.Ela se chama Amarílis Vitória.

    ResponderExcluir
  5. Amo, está flor. Muito linda!
    Tenho em minha casa(dois tons)

    ResponderExcluir
  6. Eu poria como segundo nome, como adjetivo ao primeiro nome❤

    ResponderExcluir
  7. Sim Eu se tiver uma menina, estou indecisa se ponha Lília Amarilis, ou Lília Cecília

    ResponderExcluir
  8. A minha é Amarillys 2023

    ResponderExcluir