domingo, 30 de outubro de 2016

Rúbia

.
Rúbia é uma palavra literal em espanhol (rubia) que significa “loira” ou “dourada”, ou seja, a palavra usada para descrever uma mulher com os cabelos loiros.

Porém, em latim, temos a palavra “rubeus”, que significaria “vermelho”, e seria uma palavra usada para designar uma pessoa com “cabelo vermelho”, ou seja, “ruiva”. Assim, Rúbia pode significar tanto uma pessoa “loira” como uma pessoa “ruiva”.

Rúbia é o nome de 22.349 pessoas no Brasil, segundo dados do IBGE (Nomes no Brasil), a maioria delas nascidas em Santa Catarina, e a década de maior frequência consiste nos anos 80. O estado do Brasil onde o nome Rúbia é mais raro é o Piauí. Nas listas recentes, da Arpen/SP, Rúbia tem 11 registros (em 2015) somados à 9 registros de Rubia sem acento. Na lista de 2014, não consta nenhum registro (mas a lista de 2014 listou os nomes com até 11 registros somente).

O curioso é que procurei referências na Wikipédia portuguesa, italiana, espanhola, francesa e inglesa e não encontrei uma só pessoa notável chamada Rúbia ou Rubia, a não ser uma plantinha pertencente ao gênero rubiaceae.

Procurando no Google, encontrei a apresentadora infantil Rúbia Mesquita e a filha do ator Luigi Bariccelli, Rúbia Bariccelli. 



.

2 comentários: