segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Ruth


Ruth origina-se a partir de um nome hebraico derivado da palavra רְעוּת (Re'ut), que significa "amigo". Este é o nome do personagem central do Livro de Ruth, no Antigo Testamento. Ela foi uma mulher moabita que era ancestral do Rei Davi. Como um nome cristão, Ruth tem seu uso desde a Reforma Protestante, e passou a ser popular na América depois do nascimento de Ruth Cleveland (em 1891), filha do presidente Grover Cleveland.

Variante: Rut (sueco), Rut (Espanhol)

Diminutivo: Ruthie (Inglês)

Outras línguas: Routh (grego bíblico), Rut (hebraico bíblico), Ruut (finlandês), Rut (hebraico), Rut (islandês), Ruta (lituano), Ruta (polonês), Rute (Português), Ruf (russo).

Nos Estados Unidos esteve na 314ª posição no top 1000 de 2014, e aparece no ranking desde 1880, sendo que em 1893 ocupou o 3º lugar, ficando dentro do top 30 até 1930, provavelmente por conta da filha do presidente Grover Cleveland. Depois disso, ainda se manteve dentro do Top 100 até 1962, e foi caindo ano a ano até chegar na atual colocação. Entretanto, apesar de estar entre os nomes mais registrados há mais de um século, ainda continua tendo expressão. Essa é uma situação bastante incomum para qualquer nome, que tende a ficar duas ou três décadas em auge, depois desaparece para voltar muitas décadas depois.

Além disso, uma curiosidade muito interessante: Segundo o Behind The Name, de 1892 a 1939 foi usado nos Estados Unidos como nome masculino. Possivelmente por que Ruth é um diminutivo masculino limburguês de Rutger, uma forma holandesa de Roger, que significa “famoso na lança”. Entretanto, nem adianta considerar isso aqui no Brasil, pois Ruth jamais será um nome masculino em terras brasileiras.

No Canadá, a última vez que aparece no ranking foi em 1963. Aparece em 97ª na Catalunha em 2008, na Inglaterra está na 448ª posição em 2014, na 96ª posição na Irlanda em 2014, e ainda aparece nos rankings da Noruega, Irlanda do Norte, Holanda e Suíça. Ou seja, se você está procurando um nome absolutamente internacional, acabou de achar.

No Brasil, ele não é um nome desconhecido, uma vez que há décadas Ruth é registrado de modo frequente. Além disso, no estado de São Paulo, em 2015, foram registradas 106 meninas chamadas Ruth, nessa grafia. Somando-se ainda Rute (47), Ruthe (11), Ruthy (8), Ruty (4), Ruthi (3), Rut (2), Ruti (2). Exceto pelas grafias terríveis, esse nome tem sido resgatado, talvez pela sua forte carga bíblica entre cristãos (evangélicos, principalmente). Os nomes bíblicos tem sido resgatados, talvez na tentativa de recuperar os valores cristãos inerentes aos personagens.

Pessoas famosas:

Ruth Cardoso, antropóloga e ex-primeira-dama do Brasil;
Ruth de Souza, atriz brasileira;
Ruth Page, coreógrafa e ensaísta norte-americana;
Ruth Burke-Roche, nobre inglesa;
Ruth Benedict, antropóloga norte-americana;
Ruth Dreifuss, político suíço;
Ruth Rocha, escritora brasileira;
Ruth Guimarães, poetisa e escritora brasileira;
Ruth Romcy, atriz e humorista brasileira;
Ruth Scheeffer, psicóloga brasileira;
Ruth Lowe, pianista canadense;
Ruth Handler, empresária norte-americana;
Ruth Gordon, atriz norte-americana;
Ruth Volgl Cardoso, enxadrista brasileira;
Ruth Ann Minner, empresária e política norte-americana;
Ruth Barcan Marcus, filósofa norte-americana;
Ruth Marlene, cantora portuguesa;
Ruth Landes, etnóloga norte-americana naturalizada brasileira;
Ruth Plumly Thompson, escritora norte-americana;
Ruth Escobar, atriz luso-brasileira;
Ruth Albernaaz, bióloga e artista plástica especializada em papéis de fibras, natural de Chapada dos Guimarães - Mato Grosso;
Rute Miranda, atriz portuguesa.

Pessoas com sobrenome Ruth:

Isabel Ruth, atriz portuguesa;
Katherine Patricia Ruth, modelo norte-americana;

Geografia:

Ruth, cidade da Carolina do Norte, EUA;
Ruth, cidade do Nevada, Estados Unidos
Rute é um município da Espanha na província de Córdoba




.



Nenhum comentário:

Postar um comentário