sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Annegret

.

Annegret é uma combinação entre os nomes Anna e Grete. Anna é um nome hebraico que significa “cheia de graça”, e Grete é um diminutivo de Margareth, que é um nome derivado do grego que quer dizer “pérola”.

Não há dados no Behind The Name sobre a popularidade desse nome, mas a julgar pelas referências encontradas, a maior parte dos registros se dá na Áustria e Alemanha, muito mais em mulheres adultas do que em crianças.

No Brasil, há apenas registros de Greta ou Gretta, e nenhum vestígio de Grete ou mesmo de Annegret. Eu adoro combinações com Anna/Anne – entre elas, Annalisa, Anneliese, Annabeth, etc. – e assim foi fácil aceitar a sonoridade de Annegret, mas já ouvi comentários que parece “vinagrete”.

Já a mim soa como um nome ousado, atrevido e ao mesmo tempo doce. Se não fosse lembrar tanto a cantora Gretchen – que para mim desabona completamente o nome – até entraria na minha listinha.

Algumas referências:

Annegret Richter, uma atleta alemã;
Annegret Brießmann, jogadora de basquete paraolímpica alemã;
Annegret Strauch é uma remadora alemã;
Annegret Kroniger é uma atleta alemã (corrida);
Annegret Kramp-Karrenbauer é uma política alemã;
Annegret Soltau é uma artista visual alemã;
Annegret Wittkamp é um personagem fictício na novela alemã Verbotene Liebe (Amor Proibido, em tradução livre). Ela foi interpretado pela atriz Gabriele Kastner.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário