sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Natércia


Natércia é um nome que não agrada a todos em termos de sonoridade, mas que tem conexões literárias e uma história fantástica por trás de si. Não é só uma história literária qualquer, como a história de um grande amor. Conta-se que o poeta português Luiz de Camões apaixonou-se por uma certa Caterina, uma dama da corte, que por algum motivo lhe era um amor proibido (várias hipóteses foram lançadas, entre elas, a da referida mulher ser casada).

Muitas versões dessa história foram disseminadas. Numa delas, a amada de Camões teria morrido afogada em um naufrágio, fato que teria causado grande dor ao poeta e inspirado o soneto que ele dedicou à ela. Não se pode confirmar isso com precisão, mas o certo é que, inspirado a escrever um soneto para sua amada Caterina, sem poder revelar sua identidade, ele mistura às letras do seu nome, criando um anagrama. Assim nasce o nome Natércia.

Dizem também que a tal dama era Caterina de Ataíde, uma frequentadora da corte portuguesa. Outros dizem que o poema foi dedicado à uma mulher chinesa, a qual Camões dedicou a maioria dos seus poemas líricos. E ainda, dizia-se que esse amor causou muito sofrimento à ele, e lhe serviu de inspiração posteriormente para escrever a maior epopeia do povo português: Os Lusíadas.

De qualquer modo, o amor de Camões pela dama desconhecida e proibida deu origem ao seguinte soneto:

Na metade do Céu subido ardia
O claro, almo Pastor, quando deixavam
O verde pasto as cabras, e buscavam
A frescura suave da água fria.

Com a folha das árvores, sombria,
Do raio ardente as aves se amparavam;
O módulo cantar, de que cessavam,
Só nas roucas cigarras se sentia.

Quando Liso Pastor, num campo verde,
Natércia, crua Ninfa, só buscava
Com mil suspiros tristes que derrama.

Porque te vás de quem por ti se perde,
Para quem pouco te ama? (suspirava)
E o eco lhe responde: Pouco te ama.

Sendo Natércia um anagrama de Caterina, precisamos dizer que a etimologia desse nome é incerta. Não há consenso sobre origem e significado, e várias hipóteses convivem, sem nunca prevalecer uma à outra: como já trabalhamos aqui no Blog no post sobre Catarina, 1) poderia derivar do nome grego Εκατερινη (Hekaterine), que veio de 'εκατερος (hekateros) “Cada um dos dois”; 2) por outro lado, ele poderia derivar do nome da deusa Hécate3) poderia ainda estar relacionado com αικια (Aikia), "tortura"; 4) Ou pode ser de um nome copta que significa "minha consagração de seu nome". 5) No início da era cristã tornou-se associada com a palavra grega καθαρος (katharos) que significa "puro". A partir daí a grafia latina foi alterada de Katerina para Catarina para refletir isso.

Então, classificamos Natércia dentre o rol de nomes criados para a Literatura, nesse caso específico, um anagrama. Amantes da literatura ou não, o fato é que muitos pais escolheram esse nome para suas filhas no Brasil ao longo do tempo: segundo o Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010), esse é o nome de 1.518 mulheres, a maioria nascidas no nordeste, já que os três estados onde Natércia é mais frequente compreende o Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

O gráfico que demonstra os registros de Natércia por década parece mais um eletrocardiograma. Ele cai em uma década e sobe na outra. Os picos de registros se deram nas décadas de 40, 60 e 80, sendo que nos anos 2000, menos de 60 pessoas receberam o nome Natércia em todo o país. Há também, 87 pessoas chamadas Nathercia.
Na lista da Arpen/SP – que abrange o estado de São Paulo – no ano de 2015 não foi registrada nenhuma Natércia propriamente dita, mas teve 1 registro apenas de Anatércia – que mais parece uma mistura de Natércia e Anastácia.

De qualquer modo, não sei se hoje ele é um nome viável para uma menina nascida nesses tempos, mas inegavelmente, tem uma história de amor por trás da sua criação, uma história de inspiração e de elaboração de um poema clássico, por parte de um grande poeta da língua portuguesa. Então, Natércia é um nome com substância, muito mais que um nome qualquer escolhido aleatoriamente.


Natércia também é o nome de uma cidade no estado de Minas Gerais, cuja história do nome também tem uma certa graça: conta-se que a cidade chamava-se Santa Catarina, porém, os moradores viviam sofrendo constantes prejuízos, pois suas cartas iam parar no estado de Santa Catarina. Em reunião, decidiram que o melhor seria mudar o nome. Deste modo, um amante da língua portuguesa sugeriu que mudassem o nome, sem perder o sentido, e adotando a tradição de Luís de Camões, acabaram escolhendo o anagrama Natércia


Natércia Pontes é uma escritora cearense, autora do livro de contos “Copacabana Dreams”.


Natércia Maria é uma cantora de fado portuguesa. 

Natércia Barreto mais conhecida como Techa foi uma cantora moçambicana de muito sucesso.

Natércia Freire foi poeta, contista, jornalista e escritora portuguesa. 


.

19 comentários:

  1. Me chamo Natércia Mônica, eu não gostava do meu nome quando criança, mas agora simplesmente amo!rs

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma filha por nome Natercia Camille

    ResponderExcluir
  3. Me chamo Natercia Alice. Sempre achei lindo! Por não ser um nome tão comum!

    ResponderExcluir
  4. Habituamo-nos sempre ao nome que temos, deixamos até de pensar nele. Mas este, com esta história, é um orgulho carregá-lo.
    E depois há a vantagem, claro, de sermos quase sempre únicas em cada grupo (de amigos, de escola, de trabalho...)
    :)

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Natercia Cristina, mas nunca gostei do meu nome. Mesmo a história do nome sendo bonita , acho ele feio. Sempre questionei minha mãe e meu pai por ter me dado um nome, na qual não gosto e nem me identifico. E eles tinham ostros nomes na lista e escolheram o pior. Aff.

    ResponderExcluir
  6. meu nome é Natércia, quando criança e moradora no interior do Parana o meu nome parecia estranho,por isso fui despertada para fazer pesquisa,adoro meu nome e espero que não caía em desuso,pelos amigos sou chamada carinhosamente por Naná ou Nat.

    ResponderExcluir
  7. Chamo Natércia quando criança não gostava do meu nome porque as pessoas não chamavam correctamente Anatércia e isso deixava pensar que meu nome não é comum. Mas agora amo acho ele diferente e não vulgar tenho corrigido sempre as pessoas que mi chamam Anatércia

    ResponderExcluir
  8. Eu sou Maria Natércia, gosto muito do meu nome!

    ResponderExcluir
  9. Me chamo Natercia Toledo Sanchez e acho o nome ideal e forte para minha profissão, Advogada!

    ResponderExcluir
  10. Eu me chamo Natércia Niara , amo o meu nome, ele é forte e trás muita personalidade!!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu me chamo Natércia ,sou portuguesa e gosto muito do meu nome sempre gostei pois desde pequena minha mãe já me falava da origem do meu nome graças ao poema de Camões

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Natércia. Meu pai amava os poemas de Camões. E assim encontrou o nome. Sou grata a Camões e a meu pai, Jorge Terto por colocar em mim um nome tão raro e significativo

    ResponderExcluir
  13. Oi me chamo Natércia Alice Sales. Sou de Recife /PE. Amei saber que existem muitas Natércia no mundo e de história bem diferentes. Acho um nome bonito e forte.

    ResponderExcluir
  14. A história por traz deste nome, é realmente magnifica, conheci a, a uns anos atraves de um professor que tive e simplesmente amei..
    Apesar dos muitos trocadilhos que sofremos, Como natercia anastercia entre outros 😅 e de ter que repetir sempre que menciono o meu nome.. Nao trocaria por nada, soube tambem que a maioria das Natércias estao no Brasil, mas sempre que pergunto a algum brasileiro dizem desconhecer..l🤔. Chamo me Natércia Alexandra, moro em Portugal, e adoro o meu nome pela historia por ser unico, e nao ser muito usual 💖

    ResponderExcluir
  15. Me chamo Tarja natercia nunca soube dessa história, tô sabendo agora e tô muito feliz em ver tantas "natercia" única coisa que sei foi que meu pai colocou esse nome por conta da patroa que se chamava "Maria Natercia"

    ResponderExcluir
  16. Sou portuguesa e chamo me Natércia amo o meu nome... É forte e com personalidade

    ResponderExcluir