terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Aton

I love man buns, and the loose tank is just the cherry on top.:
.

Aton é uma divindade egípcia. Significa “Disco solar em egípcio. Aton era um deus egípcio do sol, retratado como um disco solar com longos raios que se estende para baixo. Como nome próprio, ele é um nome advindo da mitologia, usado no masculino, e possui a variante Aten.
Ele é representado pelo grande globo luminoso que doa vida para a Terra através dos raios. Em outras palavras, trata-se do deus solar. O panteão de deuses egípcios era lotado, mas sempre a centralidade esteve no Sol. Na época de Amenhotep IV e sua esposa Nefertiti, o faraó proibiu o culto a outros deuses e declarou que apenas Aton era o deus único e legitimo. Após sua morte, o culto a Amom Rá e todos os outros deuses retornou.
Ele nunca é representado em forma humana ou de ídolos, e sim, na forma do próprio sol. Antes da revolução religiosa de Amenhotep IV – que inclusive mudou seu próprio nome para Akenathon, passando o significado “paz de Amon” para “Aquele que é útil a Aton”, e mudou também o nome da esposa, Nefertiti (a bela chegou) para NeferneferuAton (Aton está radiante por que a bela chegou, ou algo parecido).
No Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil), Aton é o nome de 43 pessoas apenas. Não é um deus egípcio com um nome muito utilizado. Mas se usamos Ísis com grande veemência, podemos sim pensar em Aton com mais carinho, afinal ela também é uma deusa egípcia (não confundir com Íris, que é grega).
Particularmente, tenho fascínio pelos nomes cujo significado tem algo a ver com o Sol. Ele realmente é a fonte que alimenta a vida na Terra fornecendo a energia necessária, e sem a presença do Sol, não haveria condições de vida no planeta. Os antigos povos já sabiam o quanto o Sol era importante para a vida, e por isso o cultuavam, e há nisso muita sabedoria. 
Assim, acho muito charmoso o uso de Aton como nome próprio, ainda acrescentando o fato de estar dentro da fascinante mitologia egípcia, e mais, com uma sonoridade bastante máscula e agradável. Outros nomes de deuses do sol que gosto são Ravi (hindu) e Hélio (grego). 


.

Um comentário:

  1. Sempre fico observando como nomes de deuses gregos fazem mais sucesso, gostei desse que resgata a mitologia egípcia também...

    ResponderExcluir