quarta-feira, 24 de maio de 2017

Graciliana




Graciliana não tem propriamente um significado apenas, mas sim, um mesmo significado duplo. Acredita-se que ele foi elaborado a partir de Gracília combinado com Ana. Gracília, por si, já é um nome elaborado a partir de Graça, evidentemente, um nome literal. Ana, vem do hebraico (Channah) que também quer dizer graça. Logo, o significado é duplamente, “graça”.

O nome é famoso no Brasil pela sua versão masculina, Graciliano, através do grande escritor Graciliano Ramos, autor de Grande Sertão Veredas. A exemplo disso, temos 2.443 pessoas chamadas Graciliano no Brasil, a maioria na Bahia, na década de 1950 (segundo o IBGE, Nomes no Brasil, baseado no Censo 2010).

Graciliana é o nome de apenas 516 pessoas em todo o Brasil, com destaque também para a Bahia, porém nesse caso, a maioria nasceu na década de 1980. Tanto que além do próprio Graciliano Ramos,  não aparecem outras referências na Wikipédia ou no Google. Muito menos femininas.

Graciliana é um  nome longo que por algum motivo – já que adoro nomes longos – me parece “demais”. Talvez pela profusão de nomes elaborados a partir de “Graça”, como Graciana, Graciela, etc., Graciliana parece exageradamente comprido. É quase 100% certo que a criança viria a ser chamada de Graci.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário