quinta-feira, 18 de maio de 2017

Nomes de Santos Católicos - Parte II

Rafael Freitas, de 3 anos, queria ser Papa.



Essa é uma lista das principais santas e ícones católicos, adorados especialmente no território brasileiro. Na parte II desse post, você poderá ter acesso aos nomes de santos masculinos. Através dela, caso você seja católico e devoto, pode escolher um nome para sua menina. 

Esse post inclui os santos mais populares no Brasil. Teríamos que fazer, no mínimo uns 30 posts iguais a esse se quiséssemos cobrir os mais de 10 mil santos (isso mesmo!) da Igreja Católica, incluindo-se nessa conta os santos ortodoxos. 

Se você quer a lista completa dos santos, pode consultar aqui:


Estamos estudando uma forma de publicar tais listas completas aqui, portanto, aguarde as próximas publicações! 

Ao clicar sobre o nome da Santa, você é redirecionado para um link externo ao Blog, que conta sua história e mais informações.


Letra A


Ângelo é um nome que automaticamente se associa à palavra “anjos”, pois assim se diz em italiano, derivado do latim. Mas Ângelo, na realidade, deriva do grego e significa “mensageiro”. Leia o post completo aqui.

Adriano é um nome que deriva de um toponímico,  e significa “Da Ádria”, sendo essa uma região geográfica. Leia o post completo aqui.

Nome germânico ou visigodo que provavelmente significa “nobre e pronto”. Leia o post completo aqui.

Este é um diminutivo do nome romano Augusto, que na verdade inicialmente era um título real, que significa “venerável”. Leia o post completo aqui.

Alberto é uma variação Do nome germânico Adalbert, que é composto dos elementos adal "nobre" e beraht "brilhante". Leia o post completo aqui.

Um nome romano que variou do nome Albus (Alvo), que significa "branco, brilhante" em latim. Leia o post completo aqui.

Essa é uma das formas do nome grego Αλεξις (Alexis), que significa "ajudante" ou "defensor". Leia o post completo aqui.

Do nome latino tardio Ambrosius, que derivava do nome grego Αμβροσιος (Ambrosios) que significa "imortal". Leia o post completo aqui.


André é uma variação portuguesa do nome grego que deriva de “aner”, genitivo “andros”, que quer dizer “homem”. Leia o post completo aqui.

Teria origem fenícia, significando “graça de Baal”, a combinação da palavra fenícia Hann (graça) combinada com o nome do deus Baal. Leia o post completo aqui.

Anselmo é um nome próprio masculino, que deriva do germânico antigo Ansehelm, composto dos termos “ans”(Deus) e “helm”. (elmo), sendo interpretado vários significados como “elmo de Deus”, “proteção de Deus”, “que tem um elmo divino”, e assim por diante. Leia o post completo aqui.

Antonino é um diminutivo de Antônio, que é um nome etrusco de origem desconhecida, porém, que mais tarde passou a ser associado ao termo grego “anthos”, que significa flor.

Apolônio é um nome teofórico, ou seja, refere-se ao deus grego Apolo. Pode significar “dedicado à Apolo”.

Arcárdio é a forma portuguesa do nome grego clássico Arkadios, que era usado na Grécia Antiga e teve sua grafia adaptada para os dias modernos, significando “da Arcádia” (nativo da Arcádia), sendo que a Arcádia a que se refere era uma região na Grécia, sendo que o nome dessa região deriva de Arktos, ou seja, “urso”. Leia o post completo aqui.

Nome germânico derivado dos elementos arn "águia" e wulf "lobo".

Arsênio é um nome masculino usado em espanhol, português e italiano, sendo a forma variante nas línguas citadas do nome grego Arsenios, que deriva de “arsen” e significa “viril”. Leia o post completo aqui.

Deriva do nome Átila, que provavelmente significa “pai”. Leia o post completo aqui.



Letra B



Ele origina-se em um nome aramaico incerto, provavelmente resultante de bar naviya, “Filho do profeta”, “filho do incentivo” ou ainda, “filho da consolação”. Leia o post completo aqui.

Bartolomeu é a forma portuguesa dos nomes que foram derivados de Βαρθολομαιος (Bartholomaios), que era a forma grega de um nome aramaico que significa "filho de Talmai". Talmai, nesse caso, significa "Franzido" em aramaico.  Leia o post completo aqui.

Basílio é um nome do idioma português, que deriva do nome grego Βασιλειος (Basileios) ou de βασιλευς (basileus), que significa "rei". Leia o post completo aqui.

O nome tem origem no latim, derivando da palavra “benedictus”, que significa “abençoado”. O Papa Bento XVI era chamado de Benedito em várias línguas, conforme a tradução do nome pela Igreja. Leia o post completo aqui.

Bento vem do nome do latim Benedictus, que significa "abençoado". São Bento era um monge italiano que fundou os beneditinos no século VI. Leia o post completo aqui.

Bernardo é um nome germânico que significa “forte como um urso”, e Bernardino é uma de suas formas diminutivas.

Boaventura é um nome literal em português, pois é a qualidade do bem-aventurado.

Vem a partir do nome latino que consiste na junção dos termos bonus (bom) e fatum (destino), e assim, pode ser interpretado literalmente como “bom destino” como também pode querer dizer “boa sorte, que tem boa sorte”, ou “que tem um bom futuro”.

É derivado do sobrenome Bosco, que significa "floresta" em italiano.

O nome Brás é a forma portuguesa do nome masculino Blaise, que origina-se a partir do nome romano Blasius que significa “balbuciando”, do latim “blaesus”. 

Esse nome significa “moreno, escuro”, derivado do latim, e do italiano. Leia o post completo aqui.



Letra C



Camilo é a forma espanhola e portuguesa de Camilus, que é um cognome romano, que é provavelmente um nome de origem etrusca e significado desconhecido, como a maioria dos nomes etruscos. Ele provavelmente não está relacionado com a palavra latina “camillus”, que seria um moço que seria empregado em serviços religiosos, talvez um noviço, mas geralmente é esse o significado que os sites brasileiros dão como correto.

Canuto é a forma espanhola de Knut, derivado do nórdico antigo knútr que significa "nó".

Carlos deriva do nome germânico Karl que significa “homem”.


Forma inglesa do nome polonês Kazimierz, derivado do elemento eslavo kaziti "destruir" combinado com miru "paz, mundo". Pode ser interpretado como “destruir a paz” ou “destruir o mundo”. Significado nada legal para um santo.

O nome é uma versão portuguesa do prenome romano Caesar, que significa “cabeleira farta”. Leia o post completo aqui.


Cícero é um cognome romano que significa "bico", da palavra latina "cicer". Leia o post completo aqui.

Ele se origina a partir do nome grego Κυριλλος (Kyrillos) que foi derivado da palavra grega “kyrios”, ou seja, “senhor”, uma palavra usada com muita frequência na Bíblia grega para se referir a Deus ou à Jesus.

É um nome romano que significa “coxo, manco, aleijado”.

Esse nome tem significado literal, relativo à qualidade da clemência, ou seja, solidariedade, piedade.

Constantino é provavelmente um patronímico romano derivado da palavra “constância”, que significa “permanência, firmeza, estabilidade”.

Cosme é a versão portuguesa do nome Cosmas, com tradição italiana, que deriva do grego Kosmas, que significa “ordem e decência” (leia o post completo aqui) e Damião é a forma portuguesa de Damian, a partir do nome grego Δαμιανος (Damianos) que foi derivado da palavra grega δαμαζω (Damazo) que significa “domar”. 

Cristóvão é um nome religioso, a forma portuguesa de Christophoros, que significa “aquele que carrega Cristo”. Leia o post completo aqui.



LETRA D



Derivado do grego δαμάζω (damazo) que significa "domar, manter (controlar)", bem como "dominar".

O significado de Daniel vem do hebraico דָּנִיֵּאל (Daniyyel) que quer dizer "Deus é meu juiz". Daniel era um profeta hebreu cuja história é contada no Livro de Daniel no Antigo Testamento. Leia o post completo aqui.

O nome Denis originou-se a partir das formas medievais francesas de Dionísio. Assim, é um nome de matriz teofórica com origem na mitologia grega, quando deriva de Διονύσιος (Dionysios) e pode ser interpretado como “Consagrado à Dionísio”, que era o deus do vinho.

Domingos é um nome praticamente literal em português, relativo ao dia do domingo, que significa “consagrado ao senhor”.



Letra E



Eduardo vem do inglês antigo ead (Fortuna, Riqueza) e weard (guardião). Ou seja, o significado mais provável seria Guardião da Riqueza, Guardião da Fortuna. Leia o nome completo aqui.

Seria uma forma possível de Efraim, do nome hebraico אֶפְרָיִם ('Efrayim) que significava "frutífero". No Antigo Testamento Efraim é filho de José e Asenate e fundador de uma das doze tribos de Israel.

Egídio originou-se a partir de uma forma italiana de Gilles, a partir do latim antigo Aegidius, que é derivado do grego “aigidion” (αιγιδιον), que significa “cabrito”. Outras teorias dizem que Egídio tem origem na palavra latina “égide”, quer dizer “proteção”. Leia o nome completo aqui.

Elói é a forma francesa e catalã de Eligius, que por sua vez, foi um nome latino tardio derivado do latim “eligere”, ou seja “para escolher, para eleger”, de modo que por interpretação, podemos entender como significando “o eleito, o escolhido”. Leia o post completo aqui.

Primeiro, o significado: Emilliano é a versão italiana e espanhola de Aemillius, que vem do latim e significa “trabalhoso” ou “ansioso”. Suas outras variantes usáveis são Emeliano e Milan. Leia o post completo aqui.

Erasmo é a forma italiana, espanhola e portuguesa de Erasmus, derivado do grego ερασμιος (ERASMIOS) que significa "amado". Leia o post completo aqui.

Estêvão é a variante em língua portuguesa do grego Στεφανος (Stephanos), cujo significado é "coroa", símbolo do triunfo na era pré-cristã e posteriormente associada à coroa do martírio daquele que teria sido o primeiro a sofrer por Cristo, por testemunhar a sua fé, durante a Igreja Primitiva – por isto, Santo Estêvão, protomártir, assim tornado entre os anos 31 e 36. Leia o post completo aqui.

Eugênio, que deriva de Eugenius, a forma latina do nome grego Ευγενιος (Eugenios), que foi derivado da palavra grega ευγενης (Eugenes) significando "bem nascido". Ela é composta dos elementos ευ (eu) "bem" e γενης (genes) "nascido".

Evaristus, por sua vez, é a forma latinizada do nome grego Ευαριστος (Euaristos) que significa "bem agradável" da palavra grega (euarestos ευαρεστος), derivado de ευ (eu) "bem, bem" e αρεστος (arestos) "agradáveis". Leia o post completo aqui.

Expedito é a forma espanhola e portuguesa de Expeditus, que provavelmente vem da palavra em latim antigo “expidere”, ou seja, “fazer ajustes, preparar”, ou ainda, “libertar os pés dos grilhões”. Leia o post completo aqui.



Letra F



Deriva de um nome romano que significa “afortunado, bem sucedido”, em latim. Pode ser interpretado como sortudo. Pela etimologia semelhante,  muitas vezes é apontado o significado como “feliz”.

Felipe é a forma portuguesa de um nome grego que significa “amigo dos cavalos”.

Félix já foi referido acima. Adauto é a forma portuguesa do nome Adauctus, derivado do latim aductus que significa "aumentado, ampliado". Este foi o nome de um mártir cristão e santo do século IV dC.

Forma espanhola e portuguesa de Ferdinando. O nome Ferdinando tem origem germânica nos elementos  farði "viagem" e nanð "ousado, corajoso". Em tradução livre, "Viajante corajoso". Leia o post completo aqui.

Deriva do latim “fides”, ou seja, “fé”. Portanto, Fidel significa “fiel, confiável”, e nos círculos cristãos, acabou sendo usado no sentido figurado de “quem é fiel à Deus”.

Firmino é a forma portuguesa do nome em latim Ferminus que significa "firme" ou"forte"

O nome é a forma italiana de Florian, a partir do nome romano Florianus, um derivado de Florus. São Floriano, um mártir do século terceiro, é o santo padroeiro da Polônia e Áustria. Cognome romano que foi derivado de "flos" que em latim, significa "flor". Leia o post completo aqui.


O nome Franciscus significa "francês". Leia o post completo aqui.




Letra G



Gabriel origina-se a partir do nome hebraico גַבְרִיאֵל (Gavri'el), que significa "Deus é meu homem forte". Gabrielera um dos sete arcanjos na tradição hebraica. Leia a publicação completa aqui.

Gaspar é a forma espanhola e portuguesa do nome Jasper, bem como forma latina. Significa “tesoureiro” em persa. Leia o post completo aqui.

Significa riso, em grego.

Forma portuguesa de Gerald (Geraldo), que deriva de um nome germânico que significa "regra da lança", a partir dos elementos ger "regra" e Wald "lança".

Gervásio é , pvavelmente, uma forma latinizada de um nome germânico com um primeiro elemento derivado de ger "lança" e segundo elemento desconhecido. Já Protásio é derivado do verbo grego προτάσσω (protasso) que significa "colocar (antes), colocar na vanguarda", bem como "nomear antes" e "definir com antecedência". Também compare o substantivo grego relacionado πρότασις (protasis) que significa "(o) apresentar, o que é apresentado".


Gregório é a forma portuguesa do nome latino Gregorius, que origina-se do grego Γρηγοριος (Gregorios), derivado de γρηγορος (gregoros) que significa "vigilante, alerta". Leia o post completo aqui.

Forma latinizada de Wido, originalmente um diminutivo de nomes germânicos que continham o elemento “witu”, ou seja, “madeira” ou “wit”, que significa “largo”. Deste tempos antigos, Wido tem sido confundido com o latim Vitus.

Guilherme é forma portuguesa de William, derivado do nome alemão Willahelm, composto pelos elementos germânicos wil (desejo, vontade) e helm. (capacete, proteção). Leia o post completo aqui.



Letra H



Essa é a forma espanhola e portuguesa de Herbert. Derivado dos elementos germânicos hari "exército" e beraht "brilhante"

Forma espanhola e portuguesa de um nome visigodo que significava “sacrifício completo”, dos elementos germânicos ermen (inteiro, todo) e “gild” (sacrifício).

Forma portuguesa de Hilarius, um nome romano derivado do latim “hilaris”, que significa “alegre”. Alternativamente, pode vir do nome grego Hilaros, que também significa “alegre”.

Letra I
O nome Inácio é derivado de Egnatius, um nome de origem etrusca de significado desconhecido. Mais tarde, alteraram sua  grafia para Ignatius, para que ficasse parecido com a palavra “ignis”, do latim, “fogo”. Leia o post completo aqui.


É um dos nomes teofóricos dentro da mitologia, significando “presente de Ísis” ou “dádiva de Ísis”.


Originalmente Ivo é um nome germânico, hipocorístico de outros nomes que começavam com a raiz “Iv”, indicando o “teixo” (árvore), alternativamente, pode ser derivado de uma palavra celta relacionada com a germânica, notando que o teixo era uma árvore sagrada para os celtas. Por metonímia, essa raiz passou a se referir ao arco (feito do teixo) e depois ao arqueiro, assim algumas fontes relatam Ivo como significando “arqueiro”.



Letra J





Nome romano que significa “janeiro”, em latim, como referência ao nome do mês, que por si deriva do deus romano Janus. Janus, por sua vez, significa “arco”.

Jerônimo é a forma portuguesa (brasileira) de Jerome, enquanto em Portugal se acentua Jerónimo. Origina-se a partir do nome grego 'Ιερωνυμος (Hieronymos) que significa "nome sagrado", derivado de ιερος (hieros) "sagrado" e ονομα (onoma) "Nome".


Como é possível perceber, o que não falta é santos chamados João. Ele deriva do hebraico Yochanan e quer dizer “Deus é gracioso” ou “O senhor é misericordioso”.

Jonas é a forma portuguesa de um nome hebraico que significa “pomba”. Não encontrei o significado de Barachiso.


Jorge na verdade origina-se no grego “georgios”, que deriva dos vocábulos ge (terra) e ergon (trabalho), de modo que o significado comumente aceito é “agricultor”, cultivador da terra, trabalhador da terra. Seu significado chegou até nós preservado, mas a grafia passou por modificações. Leia o post completo aqui.


Mais uma quantidade impressionante de Santos chamados José, sabendo José é a forma portuguesa e espanhola de Joseph, a forma latina do grego Ioseph, formulado a partir do nome hebraico Yosef que significa “ele irá adicionar”. Leia o post completo aqui.

Juan é a forma espanhola de João, que já foi citado acima.

Aqui são dois nomes. Judas vem de Ιουδας (Ioudas), a forma grega de JUDAH, por sua vez, do hebraico יְהוּדָה (Yehudah) que significava "louvado". Já Tadeu tem seu post completo aqui, e Tadeu é a forma portuguesa de Thaddeus. Este vem de Θαδδαιος (Thaddaios), a forma grega do nome aramaico Thaddai. É possivelmente derivado de uma palavra que significa "coração", mas pode ser de fato uma forma aramaica de um nome grego como Θεοδωρος (Theodoro).



Letra L



Forma latinizada de Λαζαρος (Lazaros), uma forma grega de Eleazar usada no Novo Testamento. Do nome hebreu אֶלְעָזָר ('El'azar) que significa "meu Deus ajudou".

Deriva do grego antigo Λεανδρος (Leandros) ou Λειανδρος (Leiandros), latinizado como Leandrus ou Leander. A etimologia não é todo certa: O segundo elemento é seguramente “andros”, que significa “homem” (genitivo de anér). Porém, o segundo elemento vem identificado com vários elementos: a) λεων (leon), "leão", que daria ao nome o significado de “homem leão”; b) λαος (laos), que significa “povo”, dando o significado de “homem do povo”; c) λειος (leios), que significa “delicado”, assim o significado seria “homem delicado; d) de léios (calmo), significado assim “homem calmo”.

Este, obviamente, tem significado literal em português, referindo-se ao animal.

Temos aqui o exemplo de 3 santos chamados Leonardo, que significa “forte como um leão”, ou "bravo como um leão", derivado dos elementos germânicos Levon "leão" e Hard "corajoso, destemido". Leia o post completo aqui.

Leopoldo é a forma portuguesa de Leopold, que deriva dos elementos germânicos Leud (povo) e Bald (audácia, coragem), sendo que a grafia foi alterada ao longo do tempo devido a associação com o latim “Leo”, ou seja, “leão”.  Leia o post completo aqui.

Hoje em dia, a cidade de Paterno, na Itália, leva esse nome, mas antigamente, ela chamava-se Laurento. Assim, as pessoas que eram naturais de Laurento eram chamadas de “Laurentius”. Assim, Lourenço, que é uma versão de Laurentius, significa “natural de Laurento”. O nome da cidade deriva do latim laurus, que quer dizer “loureiro”. Leia o post completo aqui.

Lucas é a forma portuguesa do nome Loukas (Λουκας), do grego, que significa “da Lucânia”, “a partir da Lucânia” (sendo esta uma região da Itália). É frequentemente também associado ao nome Lúcio, e por consequência, lhe é atribuído o significado “o iluminado”. Leia o post completo aqui.

Ludgero é a forma italiana do nome germânico Leudagar, Leud composta (Pessoas, povo) e ger ("lança"). Sua forma alemã mais comum é Leodegar.

O nome é uma das formas possíveis do nome Ludovicus, forma latinizada de Ludwig, originado a partir do nome germânico Chlodovech, que foi composta dos elementos hlud "famoso" e wig "guerra, batalha". Leia o post completo aqui.




Letra M



A forma espanhola do nome latino Macarius, derivada do nome grego Μακαριος (Makarios), que por sua vez derivava do grego μακαρ (makar) que significa "abençoado, feliz". Esse era o nome de vários santos primitivos.

Marcelino (Marcelinus), daqueles nomes que possuem um significado desdobrado inúmeras vezes e que por isso, para mim, fica um pouco sem graça: Marcelinus é um nome de família romana derivado de Marcelo, que por sua vez é um diminutivo de Marcus, que é um prenome romano derivado do deus romano Marte. E aí por fim, Marte poderia vir do latim “mas”, que quer dizer “macho”.


Marcelo é originalmente um diminutivo de Marcus. Este foi o nome de dois papas. É um prenome romano, ou um nome, que provavelmente foi derivado do nome do deus romano Marte. Leia o post completo aqui.

Marcos deriva do nome romano Marcus, ligado ao culto do deus romano Marte. Leia o post completo aqui.

É uma forma portuguesa do nome romano Martinus, que deriva de Martis, um genitivo que se refere ao deus romano Marte.


Martiniano também está ligado ao nome Marcus, mas dessa vez é um patronímico, podendo significar “filho de Marcos”, ou “pertencente à Marcus”.
Mathias e Matheus são duas versões do mesmo nome: Matthaios, que significa “presente de Javé”.

Deriva do nome romano Maximilianus, este por sua vez derivado de Maximus, nome latino que significa “maior”. Hoje em dia, podemos ter tradução literal, como “máximo”.

Forma portuguesa do nome hebraico bíblico que significa “Quem é como Deus?”

Essa é uma das variantes possíveis de Michael, portanto, Miguel, que significa “quem é como Deus?”



Letra N



Forma portuguesa de Narcissus, forma latinizada do grego Ναρκισσος (Narkissos), possivelmente derivada de ναρκη (narke) que significa "sono, dormência".

Forma portuguesa de Nikephoros, que significa “aquele que carrega a vitória”, “O que leva a vitória”, do grego νικη (nike) "vitória" e φερω (phero) "carregar, suportar".

Nicolau é a forma portuguesa do nome grego Νικολαος (Nikolaos), que significa “vitória do povo”, dos elementos gregos “nike” (vitória) e “laos” (povo).

Norberto é a forma portuguesa de Norbert, derivado dos elementos germânicos nord "norte" e beraht "brilhante".



Letra O




De Olivier, uma forma normanda francesa de um nome germânico tal como Alfher ou um nome do nórdico velho tal como Áleifr (Olaf).

Forma latinizada do nome grego Ονησιμος (Onesimos), que significava "benéfico, rentável".



Letra P



Forma helenizada do antigo nome egípcio Pakhom. Além disso, deve-se notar que existem algumas fontes que afirmam que Pachomios é um nome grego autêntico, caso em que significa "ombro espesso", derivado do grego παχς (pachys) "gordura, espessura" combinado com grego μος (omos) "ombro".

Deriva do grego Πανκρατιος (Pankratios), derivada de παν (pan) "all" e κρατος (kratos) "poder". Os primeiros cristãos bizantinos usaram isso como um título de Cristo. Foi carregado por dois santos, um mártir siciliano do 1º século e um mártir romano semi-legendário do quarto século.

Do nome latino Patricius, que significava "nobre".
Do nome de família romano Paulus, que significava "pequeno" ou "humilde" em latim. Paulo era um importante líder da igreja cristã primitiva.

Derivado do grego Πετρος (Petros) que significa "pedra".


Forma portuguesa do latim Peregrinus, que significa “viajante”. Obviamente, hoje ele é um nome literal em língua portuguesa, pois usamos a palavra peregrino para designar uma pessoa que sai em designações religiosas.

É a forma italiana de Pio, nome latino tardio que significa “piedoso, obediente”.


Forma italiana do nome latino Placidus, que significa “quieto, calmo”.

Forma italiana, espanhola e portuguesa do nome grego Polykarpos, que significa “frutífero, rico em frutas”, combinando elementos do grego πολυς (polys) "muito" e καρπος (karpos) "fruta".

Derivado do nome grego Πορφυριος (Porphyrios), que foi derivado da palavra πορφυρα (porphyra), que significa "corante roxo".

Derivado do grego προσδοκεν (prosdokein) "para (a) esperar, esperar", que é derivado do prefixo grego πρό (pro) e do verbo grego δοκεν (dokein) "esperar, parecer, pensar". Compare também o προσδοκία (prosdokia) grego "expectativa", bem como grego προσδέχομαι (prosdechomai) "esperar, aceitar, acolher". Este nome era supostamente às vezes dado pelos pais a uma criança que era ansiosamente aguardada e desejada.



Letra R



Do nome hebreu רָפָאֵל (Rafa'el) que significava "Deus curou". Na tradição hebraica Raphael era o nome de um dos sete arcanjos.

Do nome germânico Raginmund, composto dos elementos ragin "conselho" e mund "protetor".


Forma italiana de Rayner, derivado do nome germânico Raganhar, composto dos elementos ragin "conselho" e hari "exército".

Nome latino tardio que significa "nasceu de novo", “nascido novamente” ou simplesmente, “renascido”.

Significa "poder corajoso", derivado dos elementos germânicos ric "poder, regra" e hard "bravo, corajoso".

Do nome germânico Hrodebert que significa "fama brilhante", derivado dos elementos germânicos hrod "fama" e beraht "brilhante"

Romão é uma forma portuguesa de Romanus, que obviamente quer dizer “romano”, aquele nascido em Roma. Lupicino, por sua vez, deriva do latim “lupus”, que significa “lobo”, talvez com um sufixo diminutivo.


Nome germânico derivado do elemento hrok que significa "descanso". Embora não tenha relação, é associado com a palavra inglesa “rock”, que significa “rocha”.


Essa é a forma alemã de Robert, já citado acima em São Roberto.




Letra S




De um nome grego que foi derivado do hebraico סַבָא (sava ') que significa "velho homem".

Do nome latino Sebastianus que significava "de Sebaste". Sebaste foi o nome de uma cidade na Ásia Menor, seu nome derivado de grego σεβαστος (sebastos) "venerável" (uma tradução do latim Augustus, o título dos imperadores romanos).

Forma portuguesa de Serapion, a forma latinizada do grego grego Σαραπίων (Sarapion), que derivou do nome do deus helenístico-egípcio Serapis.

Nome de família romano, possivelmente significando "servo" em latim, mas provavelmente de origem etrusca desconhecida.

Nome de família derivado de Severus, que significa “popa” em latim.

De Σιμων (Simon), a forma grega do Novo Testamento do nome hebraico שִׁמְעוֹן (Shim'on) que significava "ele ouviu". Este nome é soletrado Simeon, baseado no grego Συμεων, em muitas traduções do Antigo Testamento, onde é carregado pelo segundo filho de Jacó.


Derivado do latim simplicius, que é a forma comparativa de simpliciter que significa "simplesmente, claramente".

Derivado da palavra grega "σωτήρ" (sōtēr), significando um "salvador" ou "libertador". Este era o nome do papa Soter. Também é usado como forma cognada e anglicizada do nome grego moderno Sotiris, este derivado do grego σωτηρια (soteria) que significa "salvação".



Letra T



Tharsicius é o nome em latim de um santo mártir romano, São Tarsicio. Portanto, segundo o Behind The Name, Tarcísio pode ser uma outra grafia do mesmo nome. Ou então, pode derivar do grego "tarsikos", ou seja, "aquele que veio de Tarso". Leia o post completo aqui.

Teodoro é um nome de origem grega que significa “presente de Deus”, dos elementos “theos” (DEUS) e doron (PRESENTE).

Thiago - com ou sem H - é a forma portuguesa do nome Jaime, derivado de Santiago. Por conta das inúmeras variações, a etimologia desse nome é difícil de explicar. Ele deriva de Iacomus, que deriva de Ιακωβος (Iakobos), que no Novo Testamento foi escrito em sua forma Grega do nome hebraico Ya'aqov, ou seja, Jacó. Jacó acabou se transformando em Iago, e depois em Santo Iago, logo, Santiago. Depois disso foi reduzido para"Tiago"


Timotheo, formado pela união de timao, que significa “honrar, respeitar” e théos, que quer dizer “deus”. Assim, significa “aquele que honra a Deus”, ou “Aquele que respeita Deus”. Leia o post completo aqui.

Thomas é a forma grega do nome aramaico תָּאוֹמָא (Ta'oma') que significa "gêmeos". Leia o post completo aqui.

É a forma portuguesa de Tomas citado acima.

Esse é um nome romano de origem etrusca desconhecida.



Letra U



Do nome germânico Odalric que significa "prosperidade e poder", do elemento odal "patrimônio" combinado com ric "poder".

Do nome latino Urbanus que significava "habitante da cidade", palavra essa que até hoje é usada para designar habitantes da cidade.




Letra V



Nome de família romano que foi derivado de latim valere "para ser forte".

Do nome romano Valentinus que era próprio do Valens conhecido que significa "forte, vigoroso, saudável" no latim.

Basicamente, é um nome romano que significa "vencedor, conquistador, vitorioso" em latim. Era comum entre os primeiros cristãos, e foi levado por vários santos e três papas. Leia o post completo aqui.

Vicente origina-se do nome romano Vincentius, que vem do latim "vincere", ou seja, "conquistar". O nome foi popular entre os primeiros cristãos e carregado por muitos santos. Leia o post completo aqui.


Derivado de gótico vilja que significa "vontade, desejo" combinado com com o antigo germânico bald " proteção."



Letra W



É uma forma latinizada de Vacláv, uma contração de Veceslav, dos elementos eslavos veche "mais" e slava "glória". Portanto, significa “mais glória”.



Letra X




Essa é a forma portuguesa de Sistus, a forma latina do nome grego Ξυστος (Xystos) que significa "raspado, polido".



Letra Z




A forma portuguesa do nome romano Zephyrinus, que foi derivada do grego Zephyros (Zéfiro), o vento norte. Zéfiro era a personificação do vento norte.





Nenhum comentário:

Postar um comentário