quarta-feira, 28 de junho de 2017

Megan


.


Megan é um nome feminino usado em galês e em inglês, que na verdade é um diminutivo galês de Margaret. No mundo de fala inglesa fora do País de Gales ele só passou a ser usado regularmente a partir da metade do século XX.

Margaret, por sua vez, é derivado do latim Margarita, que derivou da palavra grega “margarites”, que significa “pérola”. Poderia ser um empréstimo do sânscrito, manyari (pérola). Santa Margarida, a padroeira das mulheres gravidas, foi martirizada em Antióquia no século 4. Lendas posteriores contaram sobre sua fuga de um dragão, com o qual ela foi representada em boa parte da arte medieval. A santa foi popular na Idade Média e seu nome foi amplamente usado no mundo cristão, ganhando muitas variações em várias línguas diferentes.

Quanto à popularidade de Megan ao redor do mundo, ela é bem proeminente: Nos Estados Unidos, Megan está no 384º lugar no ano de 2015. Também consta no ranking do Canadá, Austrália, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Irlanda do Norte, Escócia.

No Brasil inteiro, são apenas 47 pessoas chamadas Megan, com destaque para o estado de São Paulo. A maioria esmagadora das meninas chamadas Megan nasceram nos anos 2000, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). Na Arpen/SP do ano de 2015, temos 21 registros de Megan.

A característica que mais gosto em Megan, além da sua internacionalidade e a fácil pronúncia em português, é que não abre margem para praticamente nenhum tipo de estropiação. Não encontrei nenhum jeito de escrever Megan de um jeito estropiado. Quem gostar de Megan não tem como ficar enfeitando o nome com letras dobradas, y ou demais possibilidades usuais.

Outra coisa que gosto em Megan é que, embora a etimologia da palavra não tenha nada a ver com isso, o nome lembra a palavra “mega”, que é uma palavra de origem grega, aliada a personificar quantidades em excesso, além do normal, em grande quantidade. Matematicamente falando, “mega” é um prefixo que, quando colocado, diante de uma unidade designa que a mesma deve ser multiplicada por 10 elevado à sexta potência. Ou seja, a gente usa a palavra “mega” para definir uma coisa muito poderosa, grandíssima.

Referências:

Megan Burns, atriz britânica;
Megan Dodds, atriz norte-americana;
Megan Follows, atriz canadense;
Megan Fox, atriz e supermodelo norte-americana;
Megan Gale, modelo e atriz australiana;
Megan Hodge, jogadora de vôlei norte-americana;
Megan McArthur, astronauta e oceanógrafa estadunidense;
Megan Park, atriz canadense;
Megan Prescott, atriz britânica;
Megan Quann, nadadora estadunidense;
Megan Taylor, patinadora artística norte-americana;
Megan Ward, atriz norte americana.

Fontes:

Megan. Behind The Name.
Megan. Wikipédia.

Megan. Dicionário Online. 
Nomes no Brasil. IBGE, Censo 2010. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário