sábado, 24 de junho de 2017

Nancy

.

Nancy é um nome feminino inglês, que anteriormente foi um diminutivo medieval de Annis (uma das formas de Agnes), ou ainda, um diminutivo de Anne (forma de Ana), mas é considerado agora um nome independente.

Tornou-se muito popular nos Estados Unidos durante o século 20. Uma cidade da região da Lorena, na França, carrega esse nome, embora ele derive de etimologia diferente. Nesse caso, Nancy vem de Nanciacum, antiga capital da Lorena. Pensa-se que etimologicamente Nancy provem do celta "Nant" que significa “pântano”, igual a cidade de "Nantes" a que se atribui a mesma origem celta. Somente mais tarde este nome se transformaria em "Nanciacum" de origem galo-romana.

Uma submissão de usuário no Behind The Name diz que Nancy também pode vir da Mitologia Asteca, do nome Nantzin, que viria de Tonantzin, o nome da Mãe Terra, significando “minha adorável mãe”.

Em torno do mundo, Nancy tem boa repercussão, especialmente nos países de fala inglesa. Nos Estados Unidos, ficou no 819º lugar no ano de 2015, enquanto na Inglaterra ficou na 90ª posição em 2014. Ainda é mencionado, embora não nos últimos rankings, no Canadá e na França.

No Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 6.924 pessoas chamadas Nancy, com destaque para o Rio de Janeiro e com maior número de nascimentos na década de 1950; Mas a grafia que pegou mesmo entre brasileiros foi Nanci, que tem 18.842 pessoas, com destaque para São Paulo, e maioria dos nascimentos nos anos 50 e 60. Geralmente, Nanci é pronunciado com a silaba tônica no “i”.

Na lista da Arpen/SP constam 2 Nanci somadas à 2 Nancy. Apenas 4 meninas no total receberam esse nome no estado de São Paulo em 2015.

Referências:

Nancy Ajram, cantora libanesa;
Nancy Allen, atriz norte-americana;
Nancy Brilli, atriz italiana;
Nancy Cartwright, atriz e dubladora norte-americana;
Nancy Coleman, atriz estadunidense;
Nancy Cunard, escritora, poetisa e anarquista britânica;
Nancy Kwan, atriz chinesa naturalizada norte-americana;
Nancy Marchand, atriz estadunidense;
Nancy Olson, atriz estadunidense;
Nancy Pelosi, política e feminista norte-americana;
Nancy Reagan, primeira dama dos Estados Unidos;
Nancy Sinatra, cantora norte-americana;
Nancy Travis, atriz estadunidense;
Nancy Walker, atriz estadunidense;
Nancye Wynne Bolton, tenista australiana;
Nancy é uma personagem do romance de Charles Dickens “As aventuras de Oliver Twist”.




.

Um comentário:

  1. Outra versão diz que se origina do hebraico Hannah, o que não está muito distante de Anne ou Annis. Estaria correto?

    ResponderExcluir